logo

Mais vale um imóvel com potencial do que uma beleza circunstancial

Voltar
por Mari Sergio
Quanto mais eu trabalho com imóveis, mais fica claro para mim que metragem e localização são absolutos.

Quanto mais eu trabalho com imóveis, mais fica claro para mim que metragem e localização são absolutos.

Muitos clientes sofrem na hora de decidir entre um apê com potencial e aquele super reformado e decorado, mas que acaba não cabendo dentro do budget.
E daí nasce uma grande frustração com o processo de procurar e escolher um novo refúgio.

Nessa hora, gosto de lembrar que o que costumamos chamar de maquiagem: decoração, reforma super atual e etc, é legal, sem dúvida, mas não é tudo e, muitas vezes, não deveria ser o critério para você decidir entre os imóveis.

Claro que, se você encontrar um imóvel incrível, do jeito que você sonhou e ele cabe no seu bolso, maravilha!

Mas aqui escrevo para quem não é esse o caso.

Decoração, reforma, até mesmo a planta muitas vezes pode ser alterada, mas metragem e localização não mudam. A não ser que VOCÊ se mude.

E aqui, caro amigo, cabe dizer que nem tudo precisa ser feito de uma vez.

As coisas levam tempo. O orçamento muitas vezes exige ajustes, adaptações.

Mas construir um Lar, com L maiúsculo, é exatamente assim: leva tempo, energia, dedicação, amor.

Digo isso por experiência própria.

Quando chegou a minha vez de procurar um apê, tive que abstrair dos apartamentos mega modernos que tanto me chamavam atenção e foquei em uma localização e metragem que fizessem sentido.

E aos poucos fui construindo meu lar.

Não nego que tive que driblar a ansiedade de ver tudo pronto logo.

Contornar a frustração a cada novo projeto que eu levava para orçar na Leroy Merlin e que não cabia no bolso. Pelo menos não naquele momento.

Mas com o tempo as coisas foram se assentando. Cada objeto foi encontrando seu lugar.

E eu e minha família fomos nos encontrando naquele apartamento, a princípio tão insosso, mas bem localizado e com tanto potencial. Só precisava de um pouco de calma e imaginação.

Hoje lembro com saudade e ternura aqueles momentos de voltar para casa das lojas de material e construção e me debruçar sobre a planta do apartamento. Munida com uma calculadora e uma boa taça de vinho e, junto com meu marido, colocar a cabeça pra pensar, encontrar alternativas, buscar soluções para nossa cozinha, para o nosso banheiro.

Vira e mexe me deparo com um cantinho mal pintado do meu apê, o que me tiraria do sério lá atrás, mas abro um sorriso lembrando do meu marido e meu cunhado pintando as paredes. Lá atrás. Quando tudo era possibilidade.

Existe um termo da cultura oriental chamado wabi-sabi: a verdadeira beleza é incompleta, imperfeita e impermanente.

Isso vale para tudo na vida e com certeza vale para o seu futuro lar.

Muitas vezes me deparo com clientes inquietos ao longo das visitas, tentando acomodar mil e umas vontades e frustrados com o próprio orçamento.

Nessas horas, eu costumo dar alguns conselhos:

⁃ “Tudo não terás. Como diz a sábia Camila nesse texto aqui. Por isso é fundamental ter claro o que é inegociável e o que seria apenas uma vontade.

⁃ Localização, localização, localização. Aqui falo mais sobre isso.

⁃ Metros a mais fazem diferença. Em tempos de quarentena, sentimos na pele a diferença que fez aquele cômodo a mais na hora de trabalhar de casa, aquela varanda para botar a cara no sol. Aquele prédio novo com mega infra, provavelmente, deixou muita gente na mão na hora que tudo teve que fechar.

⁃ Esse não será o seu último apê, como disse Matteo aqui nessa sacada. Acredito que sonhar grande é ótimo e necessário. Nos impulsiona para frente. Mas o processo é feito de pequenos passos, seguros e confiantes. Um upgrade que vai te atender nesse momento é melhor do que dar um passo maior que a perna e, certamente, você estará formando um patrimônio que vai te ajudar lá na frente a dar mais um passo e depois mais outro.

E por último:

Tenha paciência, as coisas levam tempo. Principalmente as que mais valem a pena.

E eu estou aqui para te ajudar nessa jornada. 😉

compartilhe

sobre o autor

Marianna SergioCorretora associada

Paulistana, passou sua vida inteira no bairro de Moema e arredores, considerando o Parque do Ibirapuera uma extensão da sua casa. Depois de literalmente dar algumas voltas ao redor do globo, voltou a...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 99927-8177
mari@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?