Como usar o FGTS para amortizar financiamento de imóvel

Voltar
por Mari Sergio

O FGTS é um direito do trabalhador garantido pela CLT. Ele pode ser sacado em caso de demissão sem justa causa, fim do contrato, rescisão, aposentadoria ou para comprar um imóvel.

O que você talvez não saiba é que ele também pode ser usado para amortizar um financiamento imobiliário e vamos te contar como!

Assim sendo, você pode usar o FGTS para fazer o pagamento parcial da dívida e, consequentemente, diminuir o saldo devedor do financiamento.

 

COMO USAR O RECURSO?

Para isso, a Caixa Econômica Federal prevê 3 modalidades para o uso do saldo do FGTS:

1- Para reduzir o valor das próximas 12 parcelas do financiamento. É possível reduzir em até 80% o valor das prestações em até 12 meses consecutivos, e esse procedimento pode ser feito anualmente. Essa é uma boa estratégia em dois tipos de situação:

1.a -Uma emergência ou um aperto momentâneo, na qual o comprador do imóvel passa por uma situação onde precisa reduzir custos

1.b -Para investir o valor de parcela em produtos mais rentáveis que o FGTS e depois amortizar o saldo do imóvel quando for conveniente.

2- Para diminuir o saldo devedor e, portanto, reduzir o valor de todas as parcelas restantes. Essa é uma boa alternativa para quem tem expectativa de ter a renda menorcom o passar do tempo, ou mesmo um aumento nos gastos. No entanto, tem a desvantagem de que, sem diminuir o prazo do financiamento, continuam as cobranças de seguro e custo administrativo o que, dependendo da idade do comprador, podem ser bem altas.

3- Para diminuir o número de parcelas, mantendo o valor do financiamento. Essa geralmente é a melhor opção, pois a vantagem dessa modalidade é que a amortização é líquida, ou seja, você abaterá valores sem a incidência de juros ou dos seguros e custo administrativo, se livrando desses gastos nesse número de parcelas abatido.

 

Lembrando que nos dois últimos cenários a utilização do FGTS pode ser feita, no mínimo, a cada 2 anos e a primeira, anualmente.

 

CONDIÇÕES PARA AMORTIZAR I FINANCIAMENTO:

Uma vez escolhida a forma que você quer o usar o seu FGTS, você precisa entender as condições para que isso seja possível:

Se você estiver com as quitações em dia, é possível amortizar até 80% do valor da prestação, num período de 12 meses. Essa estratégia é vantajosa, pois ajuda a reduzir o tempo do financiamento e, por tabela, a quantidade de juros acumulada a ser paga.

 

QUANDO VALE A PENA USAR O RECURSO PARA AMORTIZAR O FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO?

Se os juros do valor financiado forem maiores que os do dinheiro investido, significa que a melhor opção é amortizar o crédito solicitado. Contudo, quando os juros do financiamento imobiliário forem menores que o retorno do dinheiro investido, o ideal é continuar o pagamento das parcelas mensais normalmente.

 

CONDIÇÕES PARA USAR O FGTS:

Importante ressaltar que, fora as condições já mencionadas, as mesmas condições aplicáveis para quem quer usar o recurso do FGTS para comprar um imóvel valem nesse caso. Sendo elas:

– Ter pelo menos três anos de trabalho sob o regime do fundo, consecutivos ou não, na mesma companhia ou em empresas diferentes;

– Não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);

– Não ser proprietário de bem residencial urbano, concluído ou em construção, localizado no município de sua atual residência, ou onde exerce a sua ocupação.

– O valor de avaliação da propriedade deve ser de até R$ 1,5 milhão e, em caso de construção, é imprescindível que o terreno que receberá a obra seja de propriedade do solicitante do fundo.

– Na data de avaliação final, a casa ou apartamento deverá ter plenas condições de habitabilidade e ausência de vícios de construção.

– A residência também deve estar matriculada no cartório de Registro de Imóveis.

– Além disso, a propriedade não deve ter sido objeto de utilização do FGTS em aquisição anterior em menos de três anos.

 

COMO FAZER O PEDIDO PARA AMORTIZAR O FINANCIAMENTO COM O FGTS PARA A CAIXA?

O pedido é feito exclusivamente pelos telefones: 3004 1105 (Capitais) ou 0800 726 0505 (demais cidades), opção 7 para solicitar. Atendimento de segunda à sexta-feira das 08h às 20h.

 

 

Fontes:

https://imoveis.estadao.com.br/compra/como-usar-o-fgts-para-amortizar-financiamento-de-imovel/

http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/meu-contrato/Paginas/default.aspx

https://www.parmais.com.br/blog/como-posso-usar-o-fgts-financiamento-imobiliario

compartilhe

sobre o autor

Marianna SergioCorretora associada

Paulistana, passou sua vida inteira no bairro de Moema e arredores, considerando o Parque do Ibirapuera uma extensão da sua casa. Depois de literalmente dar algumas voltas ao redor do globo, voltou a...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 99927-8177
mari@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

× Como posso te ajudar?