Bairros

Imóveis no Bairro Alto de Pinheiros em São Paulo


Alto de Pinheiros é um Bairro localizado na zona oeste da cidade de São Paulo.

Sua origem se dá pela incorporação da Cia. City of São Paulo Improvement and Freehold Company Limited, popularmente conhecida apenas como Companhia City, iniciaram as obras de urbanização em 1912, mas que logo foram interrompidas em acordo com a São Paulo Tramway, Light and Power Company, ou Light, que por sua vez, agencia as obras de correção do rio Pinheiros, sendo, em 1937, o recomeço do urbanismo no bairro.

O encerramento das obras acabou gerando uma grande valorização dos terrenos, fazendo com que o Alto de Pinheiros fosse um bairro escolhido à época por uma população mais abastada, que queria construir casas grandes em lotes maiores. Esta configuração se mantem até os dias de hoje.

Seus traços arquitetônicos foram delineados pelo inglês Barry Parker que deixou à City, vários estudos a respeito de como encaminhar o desenvolvimento de diversas regiões também como o Pacaembu, entre outros, antes de deixar o Brasil em 1919. E, então, com sua arquitetura europeia, ruas arborizadas, poucas edificações altas, praças e rotatórias, o bairro preserva muitas de suas características urbanísticas iniciais.

Hoje possui diversos espaços públicos de lazer, como por exemplo, a Praça Pôr do Sol e o Parque Villa-Lobos, sendo este com uma enorme área verde, ciclovia, playground e quadras.

A região conta também com importantes vias de transporte, como a avenida Pedroso de Morais, acesso à Av. Marginal Pinheiros e à Av. Brigadeiro Faria Lima. Além disso, o bairro é servido pela linha 9 da CPTM, nas estações Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, e linha 4 amarela do metrô, com a estação Pinheiros.

bairro Alto de Pinheiros, apresenta uma infraestrutura completa de comércios, incluindo o grande Shopping Villa-Lobos, além de escolas tradicionais como o Vera Cruz e o Colégio Palmares por exemplo.

Imóveis Relacionados

Carregar mais imóveis

Aguarde...

× Como posso te ajudar?