Bairros

Imóveis no bairro da Consolação em São Paulo

Bairro localizado na zona central da cidade de São Paulo.

A História desse bairro é antiquíssima.
Estamos em 1584, quando Fernão Dias Pais recebe em sesmaria o Sitio do Capão, como era chamada a época esta região. Esta área, que precede o Vale do Anhangabaú, ainda hoje é bastante íngreme e cheia de piques, ou longas subidas. Fato esse que deixou o bairro, que viria a se povoar sempre mais a partir do sinal do século XVIII, conhecido como “dos Piques”. Foi nessa área que um dos primeiros melhoramentos urbanos chegou àquela vila caminhava para se tornar cidade. Aqui, um primeiro chafariz, ou bica, de agua potável foi instalada em 1800. As gentes e os animais chegavam de varias regiões da cidade para encontrar consolo e matar a própria sede naquela que já era conhecida como Ladeira do Piques ou, como seria chamada pela câmara de Sao Paulo, da Consolação, remetendo a igreja fundada naquela região em 1799. É nessa encruzilhada que fica hoje o Largo da Memória, com o monumento-obelisco do Piques e foi ali que, mais por a caso do que por intenção, nasceu o nome deste tradicional bairro paulistano.

Monumento esse que foi o primeiro da cidade, representando um marco de passagem entre o vilarejo, que era apenas um caminho de passagem, e aquela vila que se transformaria na megalópole que hoje conhecemos.

Ao lado da Igreja da Consolação, ficava a chácara de Dona Veridiana da Silva Prado e seu marido Martinho, onde residiram de 1848.
Em 1877, o casal se separa e passa a ocupar cada um um andar do antigo sobrado de taipa.

Dona Veridiana era uma mulher forte, influente e rica o suficiente para ser desafiadora de convenções. Tanto que logo em 1878 adquire, no que viria a ser o bairro de Higienópolis, uma ampla propriedade onde constrói sua nova residência, chamada Chácara Vila Maria.

A casa ainda existe na esquina da Av. Higienópolis com a Rua Dona Veridiana, abrigando hoje a sede paulistana do Iate Clube de Santos.
Em 1896, o terreno na Consolação seria ocupado por um Velódromo, construindo para agradar seu neto Antônio Prado Júnior, que ,estando em Paris, ficara deslumbrado e apaixonado com um novo esporte: as corridas de bicicleta.

O Velódromo Paulista tinha raia com 380 metros de extensão sobre oito de largura, com arquibancada coberta para 800 espectadores e passeios que abrigavam outras 2 mil pessoas. Era tão amplo e bem equipado que quando o entusiasmo pelas bicicletas arrefeceu, o futebol ocuparia aquele lugar.

Ali foi disputada a primeira liga de futebol paulistana. Atualmente está ali a icônica Praça Roosevelt.

A Consolação é uma região vibrante. Vizinha ao chamado Centro Novo, ladeando Higienópolis e os altos da Paulista, é moderna, jovem, descolada, alternativa, cultural, gastronômica, religiosa e tradicional. Tudo junto e misturado, um micro-cosmo da Metrópole.
Aqui existem apartamentos para todos os gostos. Vamos desde novos lançamentos com 30 m2 até unidades com 300m2, passando por belíssimos edifícios com áreas entre 80 e 100m2 em prédios cheios do charme dos anos 50 e 60.

Ideal para aqueles jovens, de carteirinha ou de cabeça, que querem viver no meio de um ambiente criativo e que a cada dia se renova e se reinventa.

Imóveis Relacionados

Carregar mais imóveis

Aguarde...

× Como posso te ajudar?