Segredos do bairro – Vila Buarque. Edifício Emilio Montuori
VoltarAcredito muito que a beleza de algumas coisas está na simplicidade com que acontecem.
Então, quero compartilhar com vocês um segredo que descobri no meu querido bairro da Vila Buarque.
Há alguns dias, o Matteo publicou no Instagram do Prédios de São Paulo uma foto do Edifício Emilio Montuori, um predinho super fofo da Rua Jaguaribe.
Passo por ele quase todos os dias e essa publicação me despertou ainda mais a vontade de conhece-lo para além da calçada.
Entre a reação dos seguidores do @prediosdesaopaulo ao “fofo da Jaguaribe”, soubemos que a @marinasilveiraarruda é moradora do prédio e pedimos a ela para nos apresentá-lo.
Muito simpática, ela topou! E me recebeu carinhosamente, com bolo e café, em seu apartamento, numa tarde de sexta-feira chuvosa.
Segundo a Marina, cujas informações foram confirmadas pela síndica, o prédio foi construído em 1957, pelo sr. Emilio Montuori, que deu nome ao edifício.
Em 1986, Rene Andraus comprou este edifício. E, atualmente, sua esposa Marina Petrella é a proprietária, e seu filho reside em um dos apartamentos com a esposa, que é a síndica do condomínio.
É um prédio de uso misto. Possui 4 pavimentos e um subsolo, com 13 apartamentos e dependências para zelador.
As unidades variam em tamanho e quantidade de dormitórios. As maiores são as de frente, com 104m², três dormitórios e uma sacadinha incrível. Uma destas é o apartamento da Marina. Tão fofo quanto o prédio!
E como é misto, entre as unidades, tem escritórios e um salão de beleza. Além da @silveiraceramicaartistica
Pois é… Eis a surpresa! Além de morar, no apartamento a Marina mantém um ateliê da fábrica Silveira Cerâmica Artística, que produz objetos de decoração em cerâmica.
Fiquei encantada! Quantas peças lindas!
A fábrica foi fundada por seu pai e seu avô, há 30 anos, em Porto Ferreira, cidade do interior paulista. E aqui, na Vila Buarque, a Marina administra uma amostra para atender os clientes de São Paulo.
Pra quem adora esse tipo de objetos, como eu, veja o site e se encante também www.ceramicasilveira.com.br
Olha só o que o interesse sincero, o carinho e as boas energias de um bairro apaixonante me proporcionaram: conheci uma pessoa adorável (praticamente minha vizinha), que me fez conhecer um prédio fofo e seu trabalho lindo.
E além de tudo, ao começar a seguir a Marina nas redes sociais, descobri mais uma coisa especial: ela vai lançar um livro! “Não se acostume com a vida: reflexões que o câncer e outras situações complexas podem despertar em nós”. O lançamento em São Paulo será nos dias 10, 18 e 25 de outubro e parte do lucro obtido com as vendas do livro será destinado ao Hospital de Amor, em Barretos/SP.
Que incrível!!! Parabéns, Marina! E obrigada!
Saiba mais sobre o livro e sobre a história da autora, suas reflexões e motivações em www.marinaarruda.com.br ou no @nãoseacostume
Gostou? :)
E se você também mora num prédio fofo aqui na região de Vila Buarque e Santa Cecília, ou tem segredos para nos revelar… Conta pra mim! Vou adorar!!
Que legal, Ana Priscila!!! Obrigada por compartilhar conosco um pouco da sua história e amor por esse nosso bairro tão querido :)
Sou apaixonada por este predinho, tinha uma tia muito querida que morava lá. Lembro quando era criança e morava no interior, vir para SP era só festa. Ficavamos na madrinha Adélia, como era chamada pela minha mãe, tudo era novidade. Programa predileto era subir na escada rolante acho que da Sears….bons tempos!!!
Hoje sou arquiteta, escritorio na Maranhão e moro na Albuquerque Lins, como vê continuo no bairro.