logo

POR QUE NÃO APROVEITAR O MINHOCÃO?

Voltar
por Ana Paula Zonta

Que o Minhocão gera inúmeras discussões, isto já sabemos bem. Foi um “divórcio com o urbanismo”, um erro? Na minha opinião, sim. Mas, se até dos erros podemos tirar proveitos – e como eles nos ensinam! -, por que não aproveitar o que ele está nos trazendo de bom? Afinal, o Parque Minhocão já é uma realidade e a Câmara Municipal de SP acabou de aprovar o projeto de lei que prevê a desativação gradual do Minhocão.

Na extensa via elevada, que corta o centro da cidade, ligando a Rua da Consolação com a Barra Funda, ainda prevalecem os automóveis. Mas, à noite e aos finais de semana, tem gente. E cada vez mais gente!

Esse elevado quase cinquentão, agora também é um parque espontâneo, mais uma área de lazer para os paulistanos. E tem muita coisa legal pra ver, fazer e curtir por lá!

Entre os edifícios, a natureza resiste! Lá de cima dá pra ver as copas das árvores mais de pertinho. E agora, na primavera, tem muitas flores também.

E os paredões dos prédios como murais de belos grafites ou base para jardins verticais? É lindo de ver!

As pessoas? Tem muitas! De todas as idades. Andando, correndo, pedalando, patinando, brincando, descansando, conversando, rindo, fazendo pic-nic, comemorando aniversário, vendendo, comprando, trocando… Ah! Tem brechó também.

Enjoou daquela roupa? Traz pro Minhocão! Quer encontrar um acessório bacana com precinho camarada? Vem pro Minhocão!

Acho incrível essa ideia de reaproveitar os espaços ociosos da cidade. E, nesse sentido, o Parque Minhocão veio preencher um vazio de espaços de lazer gratuitos nessa região da cidade.

E, claro! Não poderia deixar de citar os bixinhos. Eles também aproveitam muito! Tem muito espaço para eles passearem e brincarem com os outros, e até criar amizades entre seus donos.

Enfim, o lugar é espontâneo, democrático e pode sempre agregar mais usos.

Então, vamos aproveitar?!

compartilhe

sobre o autor

Ana Paula ZontaArquiteta

Paulista. Nasceu e cresceu em Araçatuba. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo, na Unesp, de Presidente Prudente, e escolheu São Paulo para viver e se desenvolver pessoal e profissionalmente. Se e...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 95072-0125

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?