O PROCESSO (não, este post não é literário ou jurídico!)

Voltar
por Alessandra Felix

O caminho para compra e venda de um imóvel

Processo : substantivo masculino
  1. 1. ação continuada, realização contínua e prolongada de alguma atividade; seguimento, curso, decurso.
  1. 2. sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade; andamento, desenvolvimento, marcha.

Processo (do latim procedere) é um termo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere) e é um conjunto sequencial e particular de ações com objetivo comum.

Pois então, hoje quero falar sobre o processo de compra e venda de um imóvel. Não é uma tarefa simples já que o objetivo envolve muitas expectativas, de várias partes.

Expectativa: outra palavra-chave deste post, que significa: situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento.

Imagine que nosso processo começa, por um lado, com as expectativas do cliente que quer vender seu imóvel: pode acontecer por uma vontade de trocar de casa, uma necessidade de um lar maior ou um lugar com mais qualidade de vida, perto do trabalho e das atividades diárias. Pode ser uma venda de um imóvel herdado, que envolve, muitas vezes, vários co-proprietários com ideias e vontades diferentes.

De qualquer modo, envolve mudanças de vida, o que gera sempre grandes expectativas.

Por outro lado, há também as necessidades do cliente comprador, que também está envolvido em uma mudança de vida.

Às vezes é uma troca por um imóvel que atenda melhor as vontades daquele momento, pode ser a tão sonhada compra do primeiro imóvel, requerer a utilização de uma poupança da vida toda e/ou entrada em um financiamento bancário. Enfim, grandes decisões a serem tomadas deste lado também!

Na Refúgios Urbanos, costumamos dizer que o mercado imobiliário não pára. Por que? Porque casamentos, nascimentos dos filhos, separações, trocas de bairro, etc, não param. Mudar faz parte da natureza do ser humano. 

Como intermediários nestes momentos, sabemos que o processo é de absoluta importância.

A impressão final desta compra ou venda tão importante na vida de cada um vai ser marcada pela condução de cada etapa.

E ele pode ser simples ou mais complicado, mas a maneira de lidar com cada degrau que subimos nessa caminhada é que vai trazer segurança para os envolvidos.

Como atuamos :

Começamos pela captação, analisando a matrícula, que representa o “RG” do imóvel, com informações técnicas e todo o histórico de transações.

Em seguida, estabelecemos a precificação, orientando o vendedor para que o valor anunciado esteja em acordo com o valor de mercado da região, localização, estado de conservação e que o mesmo atinja o perfil correto de possíveis compradores.

Até aí já é meio caminho andado!

Mas Alê, se eu for o vendedor, quero saber quanto tempo vai demorar pra eu vender e me mudar!

Será rápido ou lento? Dependerá de quais variáveis?

Passando pelo anúncio e visitas, até o momento da proposta, paciência e atenção são fundamentais!

Com a chegada de uma proposta começa a negociação: ela pode ser certeira e “fechar” rápido a venda ou pode ir e vir, se adequando às vontades até que chegue em um ponto satisfatório, que envolverá valor e fluxo de pagamento ideais para vendedor e comprador.

Acordados os termos, seguimos com :

– aprovação da minuta de contrato pelos dois lados e consequente assinatura ;

– entrega da documentação, conforme os tempos estabelecidos no compromisso firmado entre as partes (o que garantirá a segurança jurídica do negócio);

– fluxo de pagamento, que pode ser simples diante do valor à vista e por recursos próprios até o financiamento, que dependerá do processo exigido pelo banco responsável e junção de valor referente ao FGTS, se houver.

Pedras no caminho?

Sim, elas podem existir. E podem chegar em vários formatos, cores e tamanhos!

Uma boa intermediação é feita sobretudo de bom senso. Alguns imprevistos são possíveis e as partes precisam ir uma de encontro a outra para que o negócio chegue a sua finalização. Do nosso lado, temos expertise para antecipar e resolver pendências e sobretudo, jogo de cintura e boa vontade para ajudar vendedores e compradores ao longo de toda a caminhada.

Ao fim, chegamos no registro de imóveis, onde por meio de escritura ou contrato de financiamento, teremos a passagem de propriedade averbada na matrícula e consequente depósitos dos valores finais para o vendedor, e entrega das chaves para o comprador. Aqui é, muitas vezes, onde começa o “sonho” da casa própria ou a resolução de uma venda para seguir outros caminhos. E, acredite, entendemos o quanto isso é importante para cada um de nossos clientes. Falamos, por experiências próprias, o quão gratificante é sentir que ajudamos neste significante processo de vida!

Nosso trabalho “termina” aqui no que diz respeito à singularidade desta transação, mas nosso relacionamento com as partes continua, pois ao fim, acabamos virando os consultores imobiliários dos nossos clientes, para além da unicidade de uma transação, estabelecendo um relacionamento de amizade, muitas vezes para a vida!  🙂

E então, conseguimos te ajudar contando um pouquinho do nosso trabalho?

Quer saber mais? Então nos acompanhe, que em breve lançaremos um e-book sobre Como escolher seu Refúgio Urbano!

compartilhe

sobre o autor

Alessandra FelixCorretora Associada

Administradora de Empresas formada pela PUC-SP, desenvolveu sua carreira em Recursos Humanos, onde desenvolveu sua paixão por relações interpessoais. Acredita que os relacionamentos podem ser colab...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 99104-1588
alessandra.felix@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

× Como posso te ajudar?