TODO MUNDO DEVERIA FAZER TEATRO
VoltarTodo mundo deveria fazer teatro! Não estou falando isso só por ser formada, entre outras coisas, em Artes Cênicas, não. É muito comum a dificuldade que algumas pessoas possuem de se apresentar e/ou falar em público. Seja o “público” formado por uma pessoa ou um teatro lotado.
Trabalhando com comunicação, me deparo muitas vezes em situações onde preciso falar para com muitas pessoas e essa não é uma tarefa fácil.
Apesar de ser uma pessoa extrovertida e animada, sou uma pessoa tímida e reservada. E mesmo que nas minhas apresentações eu tenha total segurança sobre o meu discurso, as mãos suam, o corpo congela e, às vezes, o corpo treme.
Mas e aí, como faz?
Você vai sair correndo?
Não!
É preciso encarar o medo, a vergonha e todas aquelas pessoas que estão ali para te ouvir! Para isso existem algumas técnicas e o teatro pode te ajudar e muito com isso.
Para isso, precisamos entender primeiro que a oratória é uma ferramenta fundamental, tanto para a sua vida pessoal quanto para o seu ambiente profissional.
Resumidamente, a oratória é a arte de falar em público!
Aqui na Refúgios Urbanos, falamos diariamente com muitos clientes, realizamos visitas todos os dias e fazemos intermediações entre eles, então é extremamente necessário que nossa oratória seja clara, simples, bem estruturada e objetiva, o que não significa, apenas, “falar bem”.
Acompanhando a nossa cultura, é necessário que tenhamos uma boa postura e utilizar uma linguagem adequada de acordo com a necessidades de nossos clientes e as aulas de teatro são uma ótima opção para desenvolver essa habilidade.
Além de nos ajudar na melhora da capacidade de expressão, o teatro nos permite conviver com as mais diferentes pessoas e desfrutar de um ambiente culturalmente enriquecedor.
Para uma boa oratória, é fundamental que tenhamos nossa autoestima elevada, sermos sociáveis e superar os medos. Segundo uma matéria realizada pela Sunday Times, o medo de falar em público é maior do que o medo da morte.
É preciso ser um líder!
Não existe a menor possibilidade de “comandar” e orientar outras pessoas sem o total domínio de sua expressão e linguagem. Uma boa oratória também permite que você consiga expressar melhor as suas ideias. A persuasão, assim como a oratória, é um dom que pode ser desenvolvido com muito treino e práticas diárias.
Não é uma prática simples, eu que trabalho com comunicação e “estudo” artes cênicas desde a infância, ainda tenho dificuldade de encarar um público grande. Mas é necessário e, assim como eu, muitos de nossos associados encontramos nas aulas de teatro, uma maneira eficaz de desenvolver essa habilidade.
Aprendendo a dominar a fala, nós conseguimos transmitir nossos conhecimentos de trabalho, sejam as características dos imóveis, a infraestrutura do bairro, a arquitetura ou toda a parte burocrática, com muito mais credibilidade aos nossos clientes.
Por isso, eu recomendo um bom curso de teatro. E comece pelo curso para iniciantes, por ser um grupo de pessoas que nunca tiveram experiência no palco, você vai sentir muito mais confortável e o objetivo desse curso é, justamente, de te ajudar a descobrir seus potenciais, de extravasar a sua criatividade e te fazer exercer todo o seu poder de comunicação!
sobre o autor
Bárbara TegoneComunicação e Mídias Sociais
Estudante das Artes Cênicas desde a infância, viveu muito tempo nos palcos dos teatros e nos shows de rock do seu pai, descobrindo neles a sua paixão por cenários e interiores. Decidida a dedicar ...
Leia mais
Tel/Whatsapp:
+55 11 98294-4826
[email protected]
Deixe um comentário