Simples Assim: apartamentos antigos e cheias de charme em Pinheiros

Voltar
Por Camila Raghi

Tenho percebido ao logo do desenvolvimento de meu trabalho uma tendência que vem de encontro ao que acredito como verdadeiros refúgios urbanos: uma demanda cada vez maior por espaçosos apartamentos localizados em antigos e charmosos prédios que vêm acompanhados dos adjetivos simplicidade e baixo custo.

Explico: são prédios antigos que, por esse motivo mesmo, possuem em sua grande maioria uma área comum modesta (pra não dizer inexistente), sem garagem, sem elevador, sem portaria, e, melhor dos mundos, com condomínio baixíssimo.

Ouso dizer, como grande apreciadora de nosso patrimônio arquitetônico, que são apartamentos que oferecem uma qualidade de morar superior se comparada a grande maioria (há boas exceções, é claro) dos novos empreendimentos imobiliários contemporâneos. Compostos geralmente por plantas inteligentes, generosas e funcionais caixilharias, ventilação cruzada, pés direito altos, ambientes amplos e com um bom desempenho acústico, estes apartamentos resumem os requisitos mínimos de uma boa arquitetura residencial.

E o melhor de tudo: com simplicidade, sem grandes luxos, e com um custo de manutenção baixo.

Mas, para além da questão arquitetônica, avanço um pouco mais…

Há, neste prédios, um conceito de urbanidade que estamos voltando a entender (finalmente!), após longas décadas, como o futuro do morar bem nas grandes cidades: uma relação generosa com a calçada, os transeuntes, enfim, com o entorno.

Ou seja: não é necessário ter área de lazer no prédio…pois há espaços culturais, praças, parques, no bairro; não há necessidade de vaga na garagem….pois há transporte publico de qualidade no entorno próximo e uma seria de conveniências muito próximas do apartamento fazendo com que se abandone o carro  no dia-a-dia; não há necessidade de portaria de 24horas pois sabemos que não é esta somente que traz segurança as ruas, mas sim os usos, a iluminação, a vigilência visual dos moradores, etc…

Enfim, concluo de fato, o porquê dos famosos e charmosos Predinhos da Hípica, utilizando-os como exemplo mais icônico do bairro, serem tão cobiçados pelos atuais e futuros moradores de Pinheiros.

E, a cada dia mais, endosso a lista dos fieis admiradores desta arquitetura e de todo conceito de simplicidade acoplado.

Realmente, muitas vezes menos é mais

Simples assim…como a vida deve ser!

Esse sempre foi seu sonho de morada incrível também?

Dá uma olhada nesse apê fofo e todo reformado na Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto.

 

Ps:

Serve para todo mundo? Claramente não…como todo tipo de morada e de arquitetura tem seus perfis. Nem todos nossos clientes se encaixam nesse tipo de apartamentos e não ha nenhum mal nisso! Nenhum! De fato!

Por mais que sejamos amantes e ate um pouco obcecados com as histórias da cidade e de seus prédios mais antigos entendemos que as exigências do mundo contemporâneo as vezes realmente demandam mais modernidades.

E nós mesmos indicamos e desaconselhamos algumas “arquiteturas” mais desafiadoras mesmo quando o cliente se apaixona. Explico: Famílias com filhos pequenos, pessoas com idade avançada, problemas de locomoção no dia-a-dia, etc…Enfim os exemplos seriam infinitos. mas acreditamos que seja essa a função de um consultor de imóveis.  Ser um consultor de Pessoas. Entender as necessidades e fazer com que ocorra o encaixe “quase perfeito” com o imóvel que propomos.

Porque Quase perfeito?  Porque o imóvel sempre terá alguma coisa faltando ou alguma coisa que podia ter a mais. A perfeição só é alcançada pela própria felicidade de seus donos em fazer daquele apartamento um Lar.

 

 

 

compartilhe

sobre o autor

Camila RaghiCorretora Associada

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trocou Curitiba por São Paulo há mais de dez anos para se dedicar às suas maiores paixões: projeto e restauro. Após ...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 98771-7220
[email protected]

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

× Como posso te ajudar?