Rolinópolis, pequeno no tamanho, mas entrega até um Niemeyer

Voltar
por Renata Nogueira

Vem conhecer um pouco mais desse bairro discreto no tamanho, mas repleto de curiosidades

O Butantã é enorme! Um distrito composto por mais de vinte pequenos bairros, que constituem uma das áreas mais interessantes da capital paulistana.

Dentre esses bairros todos, aos poucos, vamos chegando de um em um. Vila Pirajussara (ou Morro do Querosene), Instituto Previdência e City Butantã já são regiões em que a Refúgios Urbanos está presente trabalhando a venda de vários imóveis, e agora chegamos em mais um pedacinho: Rolinópolis, um dos bairros mais verdes do mapa!

Rolinópolis, bairro vizinho do já consagrado Instituto Previdência

Um bairro super “pequenininho”, com menos de 1km para percorrê-lo de ponta a ponta conta com algumas joias arquitetônicas e dois parques públicos dentro de seus limites oficiais!

Isso se não falarmos de uma pracinha bem convidativa, que acabou de passar por obras… e vamos dar nomes aos bois!

Rolinópolis é caracterizado, como não podia deixar de ser, pela vegetação abundante, que abriga uma reserva natural da Mata Atlântica, dento dos parques que compõe o bairro.

Um deles já bem conhecido nosso, é o Parque da Previdência, exuberante no tamanho, com trilhas que adentram a mata nativa, área de mesas para picnic e um belo espaço de recreação infantil, com parquinho e tanque de areia.

Ao lado, cerca de cinco minutos de carro, o bem menor e mais acolhedor Parque Luís Carlos Prestes, um lugar super arborizado, que conta com quadras de tênis, trilhas de caminhada e playgrounds, além de pássaros, borboletas e macaquinhos em abundância.

Cortando o bairro quase que de ponta a ponta, está sua principal Rua, João Della Manna, repleta de belíssimas residências com diversas tipologias arquitetônicas.

Originado em 1952, a partir de um loteamento da família Rolim, o bairro surgiu numa encosta que vai desde a Rodovia Raposo Tavares até o Rio Pirajussara, onde, posteriormente, ao ser retificado e canalizado, deu origem à Avenida Eliseu de Almeida.

Uma das construções mais interessantes de Rolinópolis é de autoria do grande arquiteto Oscar Niemeyer,  um restaurante drive-in chamado Bon Voyage.

Inaugurado no ano de 1954, bem na entrada do loteamento, como atrativo para o residencial.

Na edição 191 do Periódico Acrópole, de 1954, há uma matéria bem completa sobre essa edificação, com planta baixo e cortes. Veja mais aqui.

”O dr. Sérgio Horta Rolim (…) tinha nas margens da rodovia Raposo Tavares uma gleba que resolveu lotear e ali instalar um conjunto residencial. Rolim precisava de um atrativo para o seu residencial. Pediu ao amigo arquiteto Oscar Niemeyer que elaborasse um projeto de uma boate e um drive-in. O projeto saiu das pranchetas do nosso mestre da arquitetura”*

Com o passar dos anos a edificação se manteve de pé, mas assumiu outras funções. Atualmente ela abriga uma escola particular.

 

E essa é apenas uma amostra do que esse bairro tão charmoso tem a nos oferecer!

Fique de olho, já já começam a ser anunciadas casas na região, por aqui.

 

Bibliografia auxiliar
Revista Acrópole, edição 191 de agosto de 1954. Disponível em http://www.acropole.fau.usp.br/edicao/191
*JAYO, Martin; MENDES, Edson Luiz. Bon Voyage – Um Niemeyer escondido na Raposo Tavares. Vitruvius, 2014. 

compartilhe

sobre o autor

Renata NogueiraSócia Proprietária

Nascida na capital paulista, se mudou aos 18 anos para o Rio de Janeiro, onde graduou em Arquitetura e Urbanismo, e concluiu seu mestrado em Memória Social, estudando os cemitérios como patrimônio ...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 98445-2770
[email protected]

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

× Como posso te ajudar?