Por que eu amo os predinhos de SP

Voltar
por Bel Herbetta
Predinhos de SP

Viver em Prédios

Antes de falar dos predinhos precisamos lembrar que viver em São Paulo, na maioria dos casos, significa viver em prédios. Morar em prédios de apartamentos, trabalhar em prédios de escritórios, frequentar prédios de lojas (shoppings), prédios-faculdade, prédios-hospitais, e por aí vai…

Quase tudo funciona nestas construções que tem como principal característica a verticalidade! Subir, para compensar o espaço que falta no nível do solo. E muitas vezes descer também – subsolos e mais subsolos de garagens, serviços, supermercados, e o que mais você puder resolver com uma ventilação forçada e sem luz do sol.
Fica claro porque imóveis como casas de vila e apartamentos “garden” são hiper valorizados e disputados por paulistanos: todos querem seu pedacinho de céu e de chão.

Os Predinhos

Nessa guerra de gigantes, os amados predinhos tomam uma posição conciliadora. Um lugar onde é possível sim compartilhar espaços, mas com um quê de simplicidade e equilíbrio, com menos exageros e especulações imobiliárias..
Nossos predinhos também quase sempre são resquícios de um tempo onde a cidade era mais acolhedora (ou mais acolhida?), a separação entre público e privado menos gritante, um tempo de porta na calçada e janela para a rua.
Sua simplicidade também está no fato de que a maioria dos predinhos não foram criados para serem marcos arquitetônicos ou objetos de estudo. Normalmente eram ligados a uma incorporação familiar, para servir como moradia e fonte de renda destas mesmas famílias. Por isso possuem os mais variados estilos arquitetônicos, tamanhos e datas de construção.

Dias de Hoje

É possível viver assim atualmente? A busca por alternativas no modo de viver das grandes cidades é intensa: alternativas de transporte, lazer, moradia, trabalho.. Como todas as soluções, não existe uma fórmula pronta, mas sim um desejo comum de viver melhor – e muitos enxergam hoje o “melhor” como o mais simples, mais sustentável, mais inclusivo. Nesse cenário, desejo vida longa e próspera aos predinhos de SP!
Siga @predinhosdesp 😉

compartilhe

sobre o autor

Bel HerbettaCorretora Associada

Nascida e criada em Perdizes, foi com o tempo que passou a valorizar e (re)descobrir as qualidades e pontos fortes do bairro. Durante as aulas de Urbanismo, quando cursava Arquitetura no Mackenzie (l...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 99192-9719
bel@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?