logo

Biofilia e Refúgios Urbanos, Tudo a Ver

Voltar
por Bel Herbetta

Estava lendo esta matéria do Imobi Report e percebi que Biofilia e Refúgios Urbanos, tem tudo a ver!

Pesquisei mais um pouco sobre o assunto e ficou claro que o Design Biofílico e a Arquitetura Biofílica já são parte de nossas vidas, e principalmente de nossas casas e imóveis, há um bom tempo – e nós amamos muito tudo isso.

Biofilia, quem?

Biofilia significa atração pela VIDA! Não é lindo este conceito? Segundo ele, temos uma tendência natural a buscar conexões e voltarmos nossa atenção à natureza e outras formas de vida.

Não é a toa que quando pensamos em relaxar, logo imaginamos uma paisagem natural, seja praia, campo, montanha… Além de ser visualmente agradável, nestes ambientes estamos em contato direto com elementos como sol/ céu, água, vento, vegetação, animais…

Do lado oposto estão as cidades, o asfalto, a vida urbana. Por mais “bicho de cidade” que alguns de nós sejamos (ou nos tornamos?), sentimos na pele os efeitos deste enclausuramento e desconexão com a natureza: stress, desgaste físico, emocional, mental, e toda aquela lista de problemas que vivemos buscando soluções ou formas de amenizar.

E como faz?

Instintivamente sabemos. Mas o design e a arquitetura tão aí pra nos ajudar e criar sempre novas formas e soluções para utilizarmos este conceito em nosso benefício.

E os imóveis mais queridinhos dos refugiados estão aí pra nos mostrar:

…Janelões, varandas, terraços e jardins.

…Vistas amplas, sol, luz, cor, vento.

…Vasos, plantas (muuuitas plantas), paisagismo, natureza.

…Materiais e texturas naturais – como madeira, pedra, bambú, tijolo, cerâmica, couro, algodão.

…Assimetria, formas orgânicas, espontaneidade.

Mas funciona mesmo?

Pra quem acha que tudo isso é modinha hipster, vale dizer que diversos estudos comprovam: utilizar estes elementos em nossas casas e ambientes de trabalho aumenta significativamente nossa produtividade, tranquilidade, estimula a criatividade, a imaginação, o aprendizado, a interação social, além de melhorar o foco e concentração! Tá bom ou quer mais?

Então que tal incluir a Biofilia à sua lista de prioridades na hora de buscar seu imóvel e conte com a gente pra te ajudar a chegar lá!

compartilhe

sobre o autor

Bel HerbettaCorretora Associada

Nascida e criada em Perdizes, foi com o tempo que passou a valorizar e (re)descobrir as qualidades e pontos fortes do bairro. Durante as aulas de Urbanismo, quando cursava Arquitetura no Mackenzie (l...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 99192-9719
bel@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?