Escolha suas batalhas
VoltarQuando grávida, nunca dei muito ouvidos para os mil conselhos que caíram no meu colo, até o dia em que estava atendendo uma cliente que já era mãe… Durante uma conversa, sabiamente, ela me disse: “Escolha as batalhas que você vai lutar, pois você não vai ganhar todas”.
E isso fez tanto sentido que trouxe esse conselho pra minha vida. E nesses tempos de pandemia, sempre questiono: onde colocar minha energia?
Não dá para querer abraçar o mundo. E, às vezes, é preciso concentrar esforços em coisas que acreditamos mais ou faz mais sentido pra gente nesse momento.
E estabelecer prioridades é uma arte, né? Dessas que podem levar anos para serem desenvolvidas e aperfeiçoadas.
Assim, de repente, estabelecer prioridades pode ser assustador!
Nesse sentido, a maternidade volta à tona. Antes de ser mãe eu ficava esperando o momento certo pra tomar uma atitude, lançar um projeto e me jogar no mundo.
Mas agora, com tantos pratinhos pra equilibrar, é obrigatório ter prioridades, e mais: fazer o que é possível nos limites que se tem.
Durante essa quarentena, onde alguns de nós tem bastante tempo livre, é um desafio fazer aquilo que realmente importa.
Porque ser consultor imobiliário é difícil, é incerto, é se reinventar todo dia. Aqui não tem salário, não tem 13o, não tem férias, nenhuma garantia…mas tem espaços pra pensar, pra sugerir, pra alterar completamente o caminho e pra testar coisas novas.
E pra tudo isso, é preciso estabelecer prioridades, e escolher as batalhas pra travar. Pelo menos naquele dia.
E você, o que prioriza no tempo que te sobra?
** Na foto, eu e minha filha. Eu na reunião semanal da Refúgios Urbanos, e ela na “reunião” com a prima, pelo Facetime. Equilibrando maternidade e carreira como dá.
sobre o autor
Renata NogueiraSócia Proprietária
Nascida na capital paulista, se mudou aos 18 anos para o Rio de Janeiro, onde graduou em Arquitetura e Urbanismo, e concluiu seu mestrado em Memória Social, estudando os cemitérios como patrimônio ...
Leia mais
Tel/Whatsapp:
+55 11 98445-2770
[email protected]
Excelente texto e a mais pura verdade. Hoje me dei conta disso, trabalhei no fds numa proposta para apresentar ao meu chefe, que não gostou e ainda me pediu alterações. Perdi tempo precioso de descanso em meio a essa pandemia e loucura no trabalho. Isso é querer abraçar o mundo, temos q escolher nossas batalhas mesmo.