A escadaria mais charmosa de Pinheiros

Voltar
Por Camila Raghi

A grande diferença topográfica entre as Ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde criou na paisagem urbana de Pinheiros uma particularidade muito interessante: grandes escadarias que cumprem a importante missão de unir duas cotas completamente distantes entre si. Ou melhor, deixando o arquitetonês de lado: são peças fundamentais que ligam duas importante artérias do bairro.

Podemos vislumbrar esta solução urbanística ao longo de um longo trecho que vai desde lá da Dr. Arnaldo até aproximadamente a Rua Mateus Grou. São muitas tipologias, dimensões, revestimentos dos nos degraus e grafites interessantes espalhados pelos muros.

No entanto, quem caminha com frequência pelas ruas de Pinheiros já deve ter se deparado com uma singular escadaria que chama a atenção por sua forte presença na paisagem dos bairro.

Entre tantas circulações verticais existentes em Pinheiros ela se destaca pela sua imponência, paisagismo, amplitude, e edificações charmosas: o famoso Escadão da Alves Guimarães.

 

Vista frontal da escadaria a partir da Rua Cardeal Arcoverde

 

Alvo de muitos projetos de revitalização e apropriação de áreas públicas, este espaço está cada vez mais vivo em Pinheiros!

Composto por uma grande escadaria central ladeada por sobrados geminados datados da década de 40 a sua volta, ao todo esta escada é composta por 10 patamares…Pros curiosos de plantão que adoram números, cerca de 80 degraus:)…que costumo subir e descer diariamente pelas minhas caminhadas com minha cachorra.

As edificações ali implantadas são composta primordialmente por residências e seus quintais, mas entre as charmosas casinhas também encontramos alguns serviços como escritórios de arquitetura de arquitetura, a exemplo do Anne Marie Summer Arquitetura. Outro arquiteto bacana que acaba de se avizinhar a prosaica escadaria é o Estúdio Penha, que se mudou para uma das charmosas casa antiga no trecho mais aprazível da rua, quando ela desemboca no escadão.

Seus inúmeros degraus também têm abrigado vários eventos culturais e até gastronômicos como o Batida na Escadaria, realizado no ano passado por vários chefs badalados.

Ao contrário da bela escadaria da Alves Guimarães, infelizmente, a maior parte das demais  existentes pela acidade são em sua maioria locais abandonados e degradados, conhecidos por serem lugares inseguros.

Foi pensando nessas inúmeras potencialidade desse espaço e de várias outras escadarias imbricadas no tecido urbano paulistano que surgiu o projeto Olha o Degrau, em 2016, criado pela ONG Cidade Ativa com objetivo de revitalizar estes locais através de um projeto de iluminação mais eficiente, mobiliários urbanos adequados e um sistema de coleta de lixo.

Sem dúvida alguma locais públicos como esse tem um potencial enorme para a construção de espaços comunitários interessantes. A revitalização desses antigos e históricos atalhos de pedestres têm o fundamental papel de conectar comunidades e oferecer áreas livres que possibilitem o encontro, o relaxamento, a brincadeira, o exercício,  ao mesmo que se pode desfrutar vistas deslumbrantes.

Vista para as construções residenciais acessadas pela escadaria

 

Quer ter o escadão como sua praça? Temos uma casa de vila ao lado, super astral….

E se a ideia é morar ali nas mediações, pertinho, na Cristiano Viana temos esse apê em predio antigo que é puro charme!

E mais esse todo reformado e com ótimo custo-benefício,

 

 

compartilhe

sobre o autor

Camila RaghiCorretora Associada

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trocou Curitiba por São Paulo há mais de dez anos para se dedicar às suas maiores paixões: projeto e restauro. Após ...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 98771-7220
[email protected]

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

× Como posso te ajudar?