E você, coleciona o quê?

Voltar
por Renata Nogueira

Eu coleciono patos de borracha. Sim, daqueles de banho, amarelinhos.

 

Essa coleção começou meio que por acaso: passeando um dia no centro da cidade, avistei um patinho sobre um caixa de lanchonete. Achei graça e continuei meu dia sem dar muita importância para aquilo.

Ao voltar para casa, no final daquele sábado, me peguei pensando em como seria legal ter um patinho de borracha amarelo, clássico, decorando minha sala de estar.
No domingo, tomando café da manhã, imaginei um patinho sobre o microondas… e assim o dia seguiu, comigo imaginando patos por TODOS os ambientes de casa.

Na segunda feira acordei com uma pergunta angustiante: como eu tinha vivido até aquele dia sem um pato de borracha?! Não sei, só sabia que precisava resolver aquela situação o quanto antes.

Os afazeres do dia me atropelaram, mas aquele patinho não saía da minha cabeça. E no último horário comercial daquela segunda, encontrei uma dessas lojas que vendem todo tipo de cacarecos que a gente não precisa, mas deseja, e lá estavam os benditos patinhos clássicos. Comedida, comprei um só e o coloquei no meu criado-mudo.

 

 

Achei que estava satisfeita.

Mas não!

O bichinho do colecionismo havia me picado e eu enxergava patos de borracha em todos os lugares!

Fui pesquisar sobre esse artefato vinílico tão presente nas nossas infâncias, e descobri – pasmem – um mundo todinho dedicado aos amáveis patos de borracha!!!

 

Você sabia que existe em várias cidades da Europa, uma rede de lojas dedicadas somente à venda dessa riqueza?

Chama-se Duck Store.

Uma outra marca europeia toda moderninha, chamada Pylones – que já teve loja no Brasil – também tem uma coleção toda dedicada aos patinhos.

E se você está achando que patos não tem direito a grife, sinto informar, mas errou feio. A marca Bud Ducks vende patos de borracha de luxo, e super estilosos!

Eles são divididos por temas e em diversas coleções sazonais, como a Deluxe, Celebriducks (minha preferida), Limited Edition, Luxury, entre outras.

 

E nessa de comprar um pato aqui e outro ali, fui construindo minha coleção de patos cheia de memórias. A maioria foi comprado em viagens (a Alemanha foi a campeã de patos de borracha temáticos). Em Viena, andei muitos quarteirões até encontrar uma loja que vendia o patinho do Mozart.

 

E além do celebripato Mozart, compõem minha coleção o pato Astronauta, o pato Apache, a pata Rainha da Inglaterra…

 

 

Minha última aquisição foi o pato Donald Trump. Quase um pleonasmo não é mesmo?

 

 

E você, me conta, coleciona o quê?

compartilhe

sobre o autor

Renata Nogueira

Nascida na capital paulista, mudou-se aos 18 anos para o Rio de Janeiro, onde graduou-se em Arquitetura e Urbanismo, e concluiu seu mestrado em Antropologia, estudando os cemitérios como patrimônio ...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 9 8445-2770
renata@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to hello@quadlayers.com

× Como posso te ajudar?