A PRAÇA É NOSSA! Horácio Sabino: um delicioso refúgio no Sumarezinho!

Voltar
Por Camila Raghi

 

Uma das coisas mais bacanas da vida de uma “refugiada urbana” é a descoberta de jóias raras pouco conhecidas na cidade. A Praça Horácio Sabino é um destes incríveis refúgios no meio do urbano…que agora faz totalmente parte de minha vida e minha rotina. Quem mais ganhou com esse “achado” foi minha cachorra Tina Tuner, que agora tem uma praça gigante pra chamar de sua. Quem diz que não existe respiro, verde e amor em SP decididamente não conhece este lugar.

Fiquei mais surpresa ainda em saber – ao fazer  uma enquete totalmente pessoal com amigos que moram na zona oeste – que não só eu não conhecia muito bem este pequeno paraíso…apesar de grande, linda e totalmente reformada, este incrível pulmão verde é ainda bastante desconhecido pela vizinhança.

A história da revitalização desta praça é bastante interessante e prova de que com esforço coletivo podemos driblar a burocracia governamental. A Associação Praça Horácio Sabino – APHS foi criada em 2012 por frequentadores da região para agilizar um processo de reforma da praça, trazendo mais acessibilidade e segurança a este querido espaço público. Vários moradores apoiaram financeiramente o projeto, que curiosamente foi fruto de uma adaptação ao projeto original da arquiteta e paisagista Rosa Grena Kliass, datado de 1960, cujos desenhos um fundadores da associação ainda tinha em mãos…Uma verdadeira relíquia!

O obra de reforma iniciou-se em outubro do ano passado (2016) e a primeira etapa foi concluída em maio deste ano. Uma vitória e tanto para o bairro e todos os paulistanos! Mas há ainda muito trabalho a ser feito pela preservação e conservação desta praça. O projeto final ainda prevê uma séria de melhorias que serão concluídas em etapas futuras e conta com o apoio de todos. É fundamental que cada um faça sua parte, pois os espaços públicos são de todo mundo.

Lá, a felicidade é garantida e para todas as tribos:  mães com seu bebês e filhotes pequenos, idosos caminhando, cães felizes correndo pelo gramado, aulas de yoga rolando soltas e festas com picnics pra lá de convidativos.

Então, em dia de sol, relaxe, leve sua canga, seu cesto de frutas e sanduíches, tire seus sapatos e curta o céu azul aos sons dos passarinhos…

 

Referências:

https://www.prhosa.com.br/

 

Está procurando casa ou aparamento nesta região? Seguem alguns links de anúncios vizinhos a praça…

Duplex iluminado e totalmente reformado na João Moura

Luz e sossego no Sumarezinho

Bonito, ensolarado e na medida… em Pinheiros!

http://refugiosurbanos.com.br/imoveis/ape-agisse/

compartilhe

sobre o autor

Camila RaghiCorretora Associada

Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trocou Curitiba por São Paulo há dez anos para se dedicar às suas maiores paixões: projeto e restauro. Após acumular ...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 98771-7220
camila@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to hello@quadlayers.com

× Como posso te ajudar?