A PRAÇA É NOSSA! Horácio Sabino: um delicioso refúgio
Voltar
Uma das coisas mais bacanas da vida de uma “refugiada urbana” é a descoberta de jóias raras pouco conhecidas na cidade. A Praça Horácio Sabino é um destes incríveis refúgios no meio do urbano… para ser mais exata no Sumarezinho, que agora faz totalmente parte de minha vida e minha rotina. Quem mais ganhou com esse “achado” foi minha cachorra Tina Tuner, que agora tem uma praça gigante pra chamar de sua. Quem diz que não existe respiro, verde e amor em SP decididamente não conhece este lugar.
Fiquei mais surpresa ainda em saber – ao fazer uma enquete totalmente pessoal com amigos que moram na zona oeste – que não só eu não conhecia muito bem este pequeno paraíso…apesar de grande, linda e totalmente reformada, este incrível pulmão verde é ainda bastante desconhecido pela vizinhança.
A história da revitalização desta praça é bastante interessante e prova de que com esforço coletivo podemos driblar a burocracia governamental. A Associação Praça Horácio Sabino – APHS foi criada em 2012 por frequentadores da região para agilizar um processo de reforma da praça, trazendo mais acessibilidade e segurança a este querido espaço público. Vários moradores apoiaram financeiramente o projeto, que curiosamente foi fruto de uma adaptação ao projeto original da arquiteta e paisagista Rosa Grena Kliass, datado de 1960, cujos desenhos um fundadores da associação ainda tinha em mãos…Uma verdadeira relíquia!
O obra de reforma iniciou-se em outubro do ano passado (2016) e a primeira etapa foi concluída em maio deste ano. Uma vitória e tanto para o bairro e todos os paulistanos! Mas há ainda muito trabalho a ser feito pela preservação e conservação desta praça. O projeto final ainda prevê uma séria de melhorias que serão concluídas em etapas futuras e conta com o apoio de todos. É fundamental que cada um faça sua parte, pois os espaços públicos são de todo mundo.
Lá, a felicidade é garantida e para todas as tribos: mães com seu bebês e filhotes pequenos, idosos caminhando, cães felizes correndo pelo gramado, aulas de yoga rolando soltas e festas com picnics pra lá de convidativos.
Então, em dia de sol, relaxe, leve sua canga, seu cesto de frutas e sanduíches, tire seus sapatos e curta o céu azul aos sons dos passarinhos…
Referências:
https://www.prhosa.com.br/
Quer chamar essa praça linda de jardim de casa??? Seguem alguns links de anúncios vizinhos a praça…
Na Joao Moura, 3 dormitorios e otima planta perto de Praca e metro
Deixe um comentário