Uma dica valiosa para os proprietários!

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por Matteo Gavazzi

Vamos começar com uma afirmação : Proprietários podem não ser bons vendedores. (Baseado em fatos reais, risos) Vou explicar.

Adoro meus clientes proprietários, não é papo mole, não. Ou você gosta de atender ou não pode trabalhar com o público.

Mas acontece que eles, em muitas oportunidades, não são as pessoas mais indicadas para mostrar seus imóveis.

Mas como assim Matteo, a pessoa que mora, vive, reformou o imóvel e conhece como ninguém não e a pessoa mais indicada???

Pois é, não é! Acredite!

E não porque as afirmações acima não sejam verdadeiras, mas porque nem todos os proprietários sabem como é o ritmo e pique de uma apresentação.

Leva-se anos para entrar na ginga e se adaptar rapidamente a cada cliente.

Lembrem-se que muitas vezes acabamos de conhecer o cliente e somente a experiência faz com que você saiba lidar com cada perfil.

Faço um exemplo: em uma primeira visita a pessoa precisa se encantar;

Então os detalhes específicos são o tempero e não o ingrediente principal.

Ou seja, dizer que as reformas elétrica e hidráulica foram feitas é um detalhe IMPORTANTÍSSIMO! Mas focar em mil pequenos detalhes destes itens tiram a atenção daquela inspeção que todos querem fazer numa primeira visita.

Você quer olhar para cima, para os lados, tentar sentir a energia do lugar e é obrigado a ficar de cara para a caixa de disjuntores por 5 minutos?

Entendem o desastre?

Outro exemplo?

Precisamos lembrar que a pessoa ainda não conhece o imóvel, então é muito mais importante criar um embasamento genérico em uma primeira visita do que ficar falando e falando e falando e falando de detalhes pouco relevantes. Esses serão examinados em uma segunda visita caso exista uma real intenção de compra.

Por fim, às vezes os proprietários ressaltam pontos que são importantes pra ele dando mais atenção do que o devido para aspectos que poderiam até ser secundários para o interessado.

Por exemplo, se um proprietário fica falando o tempo inteiro de barulho ou segurança ou vizinhança, mesmo que o barulho, segurança e vizinhança não sejam itens “problemáticos”, este será um ponto fixo e relevante na cabeça do visitante.

Ele com certeza vai achar que existem pontos a serem examinados quanto à segurança, barulho e vizinhança. Mesmo quando não há.

Então fica a dica: escolha um profissional que seja um especialista do bairro e saiba captar tudo que você fez no imóvel. Que compreenda a essência do seu apto ou casa e deixe ele mesmo mostrar.

Claro, se você morar no imóvel, deixe ele à vontade e fique com uma orelha aguçada para ouvir. Se houver algo que ele tenha esquecido e que você ache importante, comunique depois.

As visitas correrão mais fluidas e você poderá entrar no assunto ao final do atendimento, antes que os visitantes se despeçam.

Este momento será perfeito para criar empatia com os visitantes, contar alguma história e romper um pouco o gelo perguntando se já estão procurando há um tempo, se já conhecem o bairro, se precisam de alguma informação a mais ou se tem dúvidas.

Deve ser um mix de interesse pelo outro e abertura para resolver possíveis questionamentos.

Essa é a melhor receita. Uma combinação de colaboração entre profissional, o corretor, e cliente, que fará as coisas andarem mais rápido e melhor.

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sobre o autor

Matteo GavazziSócio-Fundador

Nascido em Roma, Itália, onde viveu até seus 20 anos, mudou-se para São Paulo em 2010, fazendo o mesmo caminho e trazendo os mesmos sonhos de Giuseppe Martinelli, um de seus maiores inspiradores. ...

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