Todo imóvel é escasso!

Voltar
por Matteo Gavazzi

Sim, por mais genérica que esta afirmação pareça. Já parou para pensar nisso?

Que, como o seu apê, só tem mais os outros do seu prédio? E que, naquele estilo e características, vai ter apenas mais alguns?

No final esse número pode ser dezenas, centenas ou milhares.

Vai depender muito do produto!

Mas este é um primeiro entendimento que precisamos ter sobre imóveis. Eles são contados.

A capacidade de abrigar pessoas de um bairro está ligada a sua capacidade de verticalizar e produzir moradias.

Tem bairros mais consolidados, onde as verticalizações já aconteceram e, já sabemos de cor, onde e quais produtos existem, mas sobretudo em que quantidade!

Mas por que você está me falando tudo isso, Matteo?

Porque entender a escassez ajuda a entender se a procura será maior ou menor por aquele produto.

Sim, escassez não é garantia de valorização.

Nao é porque eu tenho um único prédio de quase 500 metros quadrados na Av. São Luiz, que esse será o produto mais líquido do pedaço. Pelo contrário.

A palavra, no caso, vai estar com o especialista, que antes de ser em imóveis, será em clientes, pessoas.

Ele sabe se aquela escassez gera uma procura maior e como isso influencia no preço, ou melhor, no valor do imóvel!

Sim, valor, pois o valor como a própria palavra diz, nos mostra como algo pode ter valor para um determinado público.

Já o preço tem mais a ver como comodities. Que podem também ser imóveis.

Por exemplo, um bairro com ampla oferta de imóveis de um dormitório, studios ou, vulgarmente, kitnets, deverá ter ali um preço médio que tem a ver mais com a quantidade do produto do que com outra coisa. Se houver uma grande demanda e uma grande quantidade, os preços serão mais medianos, e os produtos irão equivaler sem grandes oscilações de preço.

Do contrário, se houver grande procura e uma quantidade pequena, aquele imóvel terá grande valor no mercado, e por aí vai!

Parecem coisas básicas, mas somente um especialista com o pulso do mercado, irá saber a melhor orientação para cada produto, seja você que está comprando ou vendendo!

Então lembre-se:

O nível de escassez X à procura daquele público específico X a quantidade do mesmo, define o mercado e o valor daquele produto!

compartilhe

sobre o autor

Matteo GavazziSócio-Fundador

Nascido em Roma, Itália, onde viveu até seus 20 anos, mudou-se para São Paulo em 2010, fazendo o mesmo caminho e trazendo os mesmos sonhos de Giuseppe Martinelli, um de seus maiores inspiradores. ...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 97210-8517
matteo@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

× Como posso te ajudar?