7 dicas para realizar projetos via financiamento coletivo

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por Matteo Gavazzi

Ano passado escrevi um texto para o BlogDoCatarse, que quero aqui compartilhar com vocês, com dicas para financiamento coletivo:

 

1) Crie um projeto de qualidade. Isso implica em produzir bastante conteúdo e de maneira profissional, muito antes de seu projeto ir ao ar no Catarse. No final das contas, por que alguém deveria apoiar uma ideia se nao sabe se você tem capacidade de entregar o que promete? (Logos, sites, fotos, peças gráficas precisam demonstrar a qualidade do seu projeto, nada pode ser deixado ao acaso).

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2) Crie uma rede e se interesse pelo seu público. Divulgue seu projeto nas redes sociais que têm aderência com seu público e vá agregando conteúdo e conversando com quem se interessar pelo assunto. Você precisa se colocar na ótica de criar amigos e não simplesmente seguidores. Esse será o primeiro termômetro da situação. Neste ponto você já vai entender se a ideia proposta faz sentido.

3) Faça a lição de casa. Você precisa conhecer tudo (ou quase tudo) do tema que se propõe a abordar. Se você não é um expert, provavelmente vai ter que contratar alguns para te auxiliar na jornada.

4) Financiamento coletivo tem a ver com comunidades. E a primeira delas é a sua. Pode parecer algo banal, mas um dos aspectos mais importantes de uma campanha é a sua equipe. Você precisa de muita gente boa, bem alinhada e determinada a tirar o projeto do papel. É um esforço enorme e todos precisam entender que o objetivo final é ver o projeto realizado. Não existe “eu”, “você” ou “ele” durante os dias de campanha. Todos precisam carregar pedra e beber água. Claro que é preciso levar em conta as capacidades de cada um, mas é preciso também contar com a igual dedicação de todos. Os egos precisam ser colocados de lado e o dinheiro nunca poderá ser o foco final, já que os orçamentos precisam estar espremidos e contidos ao máximo. Afinal de contas, o principal é fazer acontecer.

5) Seja uma formiguinha disciplinada. Se você acha que basta ter uma grande ideia, formatar no Catarse e deixar a coisa rolar sozinha, tenho uma má notícia: você não poderia estar mais enganado. A realidade é que você vai precisar contactar – uma a uma – todas as pessoas que curtem o seu projeto de forma simpática e oferecendo algo que realmente interesse e esteja ao seu alcance. Além disso, precisará se colocar à disposição das pessoas para explicar tudo o que for necessário. Se realmente tiver paixão genuína pelo que faz, isso não será um problema, aliás será algo natural, mas vai demorar horas e dias e semanas de campanha quase que integralmente dedicadas a isso. Coloque isso no seu cronograma e agenda pois, provavelmente, devido ao seu trabalho, rotina etc, você não irá dormir durante o tempo de duração da campanha no Catarse.

6) Conecte os pontos: quais empresas poderiam se interessar em patrocinar o seu projeto? O que você tem para oferecer como uma grande oportunidade? Essas duas respostas em conjunto podem lhe assegurar uma porcentagem do financiamento garantida antes mesmo que a campanha vá ao ar.

7) Após tudo isso, não esqueça: os primeiros dias da campanha são essenciais. É fundamental fazer uma pré-campanha e criar a expectativa sobre o seu “produto”. Feito isso, concentre-se e programe-se para as primeiras 48/72 horas de largada. Salvo raras exceções, esse será o momento da verdade sobre o seu projeto.

 

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sobre o autor

Matteo GavazziSócio-Fundador

Nascido em Roma, Itália, onde viveu até seus 20 anos, mudou-se para São Paulo em 2010, fazendo o mesmo caminho e trazendo os mesmos sonhos de Giuseppe Martinelli, um de seus maiores inspiradores. ...

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