Por quê tantos livros??

Voltar
por Octavio Pontedura
Estamos chegando perto da data de lançamento de nosso próximo livro sobre arquitetura, o Prédios do Brasil. 

Estamos chegando perto da data de lançamento de nosso próximo livro sobre arquitetura, o Prédios do Brasil. 

Passamos o último domingo, Matteo e eu, revisando os textos de cada uma das cidades, checando dados e incluindo histórias.

É um trabalho cansativo, que exige concentração, mas necessário para garantir uma leitura prazerosa e informativa deste que é nosso projeto mais ambicioso. 

Fotografar prédios, mais de 500, em todas as capitais brasileiras e algumas cidades do litoral e interior e juntar todos eles em uma única publicação não é tarefa fácil. 

Para nosso alento, temos ao lado uma equipe de apaixonados. 

Dos associados da Refúgios Urbanos, que escreveram textos, aos fotógrafos Emiliano Hagge, Marcello Orsi, Diego Gomes e Paula Louzada, parceiros do projeto Prédios de Salvador, e nossa incrível Milena Leonel, que além de fotografar pelo Brasil ainda abraça as responsabilidades de editora, cada um contribui com dedicação onde e como pode e por vezes até mais. 

E tem sido assim desde o primeiro volume da série Prédios de São Paulo, um grupo de entusiastas, sonhadores e determinados que se unem para realizar livros via financiamento coletivo, apoiados por outros entusiastas e sonhadores. 

Mas, afinal, por quê tantos livros? 

Lá no começo, quando o projeto Prédios de São Paulo era somente uma página em uma rede social, Matteo, Emiliano, Milena e Ana Clara se encontram nas curvas da vida para resgatar e contar as histórias dos prédios da capital paulista, que estavam esquecidas ou restritas aos arquitetos e amantes de arquitetura, de uma forma mais ampla e acessível a mais pessoas, idealmente a todo mundo!

E a resposta foi intensa. 

Logo a página ganhou tração, relevância e muitos seguidores, que interagiam e contribuíam com suas próprias histórias nas belezas arquitetônicas da cidade. 

Veio então a ideia de transformar aquele acervo de imagens e histórias em um livro. Que pudesse ser tocado, visto, lido e consultado com aquele prazer de virar as páginas que só um volume impresso pode dar. 

O Prédios de São Paulo tornou-se realidade em um lançamento disputadíssimo no Museu da Casa Brasileira e abriu caminho para os que se seguiram. 

Vieram então os volumes 2 e 3 do Prédios de São Paulo, o desafiador e encantador livro ilustrado Prédios de São Paulo para Crianças, onde o talento dos fabulosos Daniel Almeida e Tatiana Engelbrecht foi fundamental, e finalmente o São Paulo e suas Casas. 

Daí para pensar em fazer um panorama da arquitetura de todo o Brasil foi um pulo! 

Afinal, nosso patrimônio construído e nossa arquitetura mais contemporânea são ricos de beleza, de histórias e de relevância até internacional, mas nem sempre de reconhecimento por nós, que os vemos e por vezes vivemos neles. 

E aí está a chave! 

É para contar estas histórias, dar visibilidade a estes prédios e celebrar os nomes dos arquitetos, engenheiros e construtores que os criaram e tornaram reais que fazemos tantos livros. 

Durante a revisão deste final de semana, descobrimos que um dos primeiros hotéis de luxo da orla de Natal, o Internacional do Reis Magos, construído em 1965 e mencionado no texto da cidade, foi demolido há apenas algumas semanas atrás. 

Este não poderá mais ser visto ou registrado. E quantos outros que estão nos volumes do Prédios de São Paulo ou no Casas ainda existirão em 50 ou mesmo em 10 anos? 

Livros são sim importantes. Registram, idealmente para sempre, um momento, uma ideia, um anseio, uma vida e um sem número de aspectos do que é ser humano e viver neste mundo. 

Amamos livros, arquitetura, história e histórias. Mas, especialmente as interações pessoais que elas nos trazem. 

Nossos livros são ao mesmo tempo a consolidação destas paixões e um presente que oferecemos na esperança que encontrem, e formem, outros tantos apaixonados como nós. 

compartilhe

sobre o autor

Octavio PonteduraSócio-Proprietário

Nascido em Londrina, vive em São Paulo há mais de duas décadas. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), seguiu carreira corporativa por boa parte da vida, trabal...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 97972-0161
octavio@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

× Como posso te ajudar?