Intermediários de nós mesmos

Voltar
por Octavio Pontedura

A Refúgios Urbanos é uma imobiliária e por natureza, na atividade de compra e venda de imóveis, somos intermediários. 

Nossa principal função, e maior objetivo, é servir como ponte entre as partes compradora e vendedora. 

Em um primeiro momento fazer com que estas partes se encontrem e, em um segundo momento, que se entendam e fechem negócio.   

Buscar e construir estas pontes é nosso cotidiano. 

Ao avaliar e estabelecer um valor para um imóvel, ao definir sua estratégia de divulgação, ao escrever o texto, programar um vídeo no local e outras ações, buscamos fechar a mira para encontrar o comprador certo rapidamente. 

Ao fazer um atendimento personalizado, especializado e pessoal com os clientes compradores, buscamos entender ao máximo suas expectativas e intenções para lhes apresentar o que mais próximo se encaixar nelas. 

Ao receber uma oferta e negociar com as partes, agimos com isenção para encontrar o ponto ideal para ambos os lados. 

Ao ajustar os termos de contrato, novamente somos o agente neutro que proporciona o acordo equilibrado para as condições do negócio.  

Ao acompanhar o processo até o fim, garantimos a realização do que foi acordado.

Todas são, ao nosso ver, facilitadas pela presença de um terceiro, o tal intermediário, que tem como único fim realizar o negócio e não pode, sob pena de perdê-lo, “pender” ou defender uma só das partes. 

Este equilíbrio nas tratativas, nas negociações dos eventuais pontos de conflito e no relacionamento com as partes é, sem sombra de dúvidas, o fundamento do sucesso de um processo de compra e venda para um imóvel. 

Acreditamos tanto nisso que nem em casos internos deixamos de usar desta ferramenta, suas qualidades e facilidades para chegar ao bom negócio, equilibrado entre as partes. 

Te conto dois casos recentes. 

Fui corretor de mim mesmo.

Há alguns meses, decidi vender meu apartamento e, obviamente, a plataforma foi a Refúgios Urbanos.

Vivi a inusitada situação de ser o corretor e o proprietário ao mesmo tempo.

Ainda assim, fiz questão de deixar claro, mais de uma vez para clientes diferentes, quando falava como corretor e quando como proprietário. 

Mesmo tratando da venda de um bem meu, precisava passar ao cliente o máximo da isenção que mencionei acima. Ou não sentiria que fiz um trabalho adequado. 

Por fim, após algumas propostas frustradas, fechei negócio com um casal simpatissíssimo e paguei à Refúgios a devida comissão de intermediação. 

O motivo? 

Sem a plataforma da empresa não chegaria à compradores qualificados em tão pouco tempo (foram menos de 60 dias entre o anúncio e a venda) e a face corporativa proporcionou aos clientes a segurança de uma compra profissionalmente intermediada. 

Fui o corretor de meu sócio.

O outro ocorrido foi atender ao Matteo, meu sócio e fundador da Refúgios, como seu corretor.

Um dos imóveis de nossa carteira se configurou uma oportunidade que ele entendeu interessante e decidiu apresentar uma proposta de compra. 

Mas, ao invés de simplesmente tomar o telefone do proprietário no cadastro do apartamento, me pediu para intermediar e negociar a oferta. 

Quando este apartamento entrou para nossa carteira, fui eu a fazer a primeira visita e avaliação com o vendedor, mantido contatos regulares e inclusive negociado outra proposta (que não vingou) com ele. 

É óbvio que um profissional com tanta experiência como o Matteo poderia tratar e fechar a negociação, mas preferiu me convocar a ser seu corretor. 

Tanto por meu relacionamento, canal de comunicação e de confiança já consolidado com o vendedor, quanto por não ser parte interessada na compra e portanto detentor da isenção necessária para chegar ao melhor termo.

Negócio fechado, todos satisfeitos, recebi igualmente meu comissionamento. Como em qualquer outra transação.     

Somos comprometidos com nosso trabalho, com o objetivo que buscamos para nossos clientes, em ambas as pontas, e compreendemos a diferença que a intermediação profissional pode trazer a um negócio. 

Mesmo quando tratamos de nossas próprias compras e vendas!

compartilhe

sobre o autor

Octavio PonteduraSócio-Proprietário

Nascido em Londrina, vive em São Paulo há mais de duas décadas. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), seguiu carreira corporativa por boa parte da vida, trabal...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 9 7972-0161
octavio@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to hello@quadlayers.com

× Como posso te ajudar?