Compra de um imóvel e Aristóteles: o que isso tem a ver?
VoltarNa compra de um imóvel, a negociação ganha contornos de arte. A arte do bem argumentar.
Remonta ao trabalho literário de Aristóteles as primeiras bases desse que é o grande segredo de uma boa negociação: a retórica. Temos na Refúgios Urbanos uma premissa básica na intermediação da compra de um imóvel: qualquer negociação tem de ser boa e harmônica para todas as partes envolvidas – cliente vendedor, cliente comprador, intermediadores (nós, no caso) e fornecedores de serviços de apoio (despachante, cartórios, etc).
Para isso criamos uma sistemática própria. Não basta querer um posicionamento diferenciado junto ao mercado, é necessário um conjunto de ações que tragam à luz a nossa filosofia e nosso posicionamento ético, essencial para um negócio sadio.
Pois bem, nosso diferencial aparece logo no princípio do relacionamento com o que chamamos cliente vendedor. Para além da cordialidade em toda a cadeira de contatos – sejam eles via telefone, mensagens ou ao vivo, durante a visita de captação – temos como premissa fazermos uma avaliação do imóvel.
Isso explica o porque dos nossos corretores trabalharem em regiões específicas – tornam-se, desse modo, especialistas. Têm, em sua análise, a visão global do que temos de imóveis disponíveis do mercado, conhecem rua por rua as oscilações do m², os prós e os contras de cada prédio, qual a demanda recente em termos de produto e valor, bem como o histórico de vendas. Tudo isso acaba norteando nosso trabalho e gerando avaliações objetivas e fundamentadas, a tal retórica aristotélica, sabe? Sem “achismos” e com muita pontualidade na exposição de um conhecimento que leva anos para ser adquirido e afinado.
Mesmo assim, é trabalho árduo esse de avaliar o imóvel para venda.
Isso porque na grande parte das vezes o proprietário pode ter em mente valores indicativos da região que não necessariamente encaixam no perfil específico do imóvel a ser vendido. E isso pode levar o R$/m² para cima ou para baixo.
O desafio está lançado: temos aqui a grande chance de nos destacarmos e mostrarmos nosso conhecimento e potencial. Conquistando a confiança do cliente, costumamos dizer que é 51% do processo de venda esta concluído.
Um cliente vendedor consciente do real valor do seu imóvel e devidamente posicionado em relação às possíveis propostas que possam vir a serem recebidas tende a confiar muito mais em nosso posicionamento analítico e, com isso, agilizar o processo de negociação e fechamento da compra de um imóvel.
E isso garante um retorno financeiro maior com poucos desperdícios.
Explico : Um imóvel mal avaliado pode ficar, literalmente anos, no mercado antes de vender pelo preço correto. Ou a baixo. E como tempo é dinheiro e a inflação no nosso pais não brinca…. jã viu né? Isso pode custar muito mais que o valor da famigerada comissão pela intermediação.
A verdade é que o trabalho de intermediação só vale verdadeiramente como serviço se nele esta incluída uma consultoria que vai para alem da simples prestação de serviços. Se trata de uma “expertise” que é colocada a serviço de todos. Sejam compradores ou vendedores.
Uma análise, quando bem feita, é isenta; neutral. E é dessa forma que trabalhamos.
Com o imóvel devidamente captado, ou seja, com as partes de acordo com o valor anunciado, fotos profissionais feitas e uma bela descrição que encante e traga o possível cliente comprador pro universo do imóvel ofertado, começamos, de fato, o trabalho de oferta e visitas ao imóvel.
Trabalho esse que pode ser acompanhado em nosso site e redes sociais, únicas fontes de marketing que usamos e com orgulho – ja que acreditamos em uma nova forma de nos comunicar, mais próxima, onde realmente o prazer em servir e repassar nossos conteúdos e conhecimentos vão muito alem do simples desejo de comercializar algo. O intuito aqui é surpreender a cada aba, a cada postagem.
Isso, é claro, sem contar a nossa principal arma de fogo: a realização de sonhos e indicação de nossos clientes com histórico de venda ou compra de um imóvel conosco. O boca a boca é, sem dúvida, a melhor das formas de propaganda e que nos trazem mais orgulho.
Dito isso, se você esta aí navegando e pensando na compra do seu próximo futuro lar, temos algumas dicas para que a proposta não deixe de lado as questões técnicas e racionais em detrimento de um encantamento, muito comum quando se fala em compra de imóvel. Nada mais normal que fazermos uma visita já imaginando a nossa vida ali, onde ficariam os quadros, livros e móveis.
O que precisamos então analisar sempre?
VALOR DA REGIÃO
É preciso pesquisar muito bem os valores praticados na região; tomar cuidado apenas com ruas que porventura pode ter valores diferenciados em função de uma situação muito diferenciada. Arborização e urbanização, proximidade a parques, praças, clubes ou estações de metrô, gabarito ou tombamento são algumas dessas situações que podem valorizar ou desvalorizar uma determinada localização.
LUGAR E VIVÊNCIA
Conhecer o bairro é essencial – tanto para se alimentar aquela ideia de como seria morar por ali, como para entender as deficiências e ponderar os problemas que estariam pendentes de resolução. Nada melhor que fazer visitas em horários e dias diferenciados, passear pelo comércio, sentir o clima do lugar.
PROPOSTA PARA COMPRA DE UM IMÓVEL
Muito cuidado ao elaborar uma proposta. Deve-se entender o que dissemos lá no início do texto; vamos relembrar? “Qualquer negociação tem de ser boa e harmônica para todas as partes envolvidas” – ou seja: é preciso entender que cada endereço tem sua lógica de preço e respeitar o valor comercial do imóvel que se deseja comprar.
A Refúgios Urbanos tem por praxe trabalhar com avaliação de cada apartamento/casa listada em nosso site. Isso pode parecer óbvio mas poder oferecer somente imóveis pelos quais acreditamos realmente e que valham é uma obviedade da qual nos orgulhamos.
É necessário levar em consideração todos os pontos analisados: condições do imóvel durante as visitas e vistorias, conservação e custos fixos (condomínio e IPTU), qualidades e fraquezas da localização e comparativo de valores com imóveis de padrão e localização próximos.
Estando bem acompanhados nesse processo, por um consultor que saiba praticar a arte da boa argumentação teremos certamente respondidas aquelas dúvidas e questões que não nos fazem dormir antes da real efetivação da compra de um imóvel.
Aí sim é possível chegarmos numa equação mágica de uma proposta condizente com o valor comercial do imóvel e que atenda à expectativa das partes envolvidas – clientes vendedor e comprador.
A compra de um imóvel é, muitas vezes, única na vida de uma pessoa. É essencial para nós, como imobiliária, fazermos todo o possível para que essa experiência seja tranquila e que as partes sintam-se seguros com nosso trabalho e intermediação. O maior trunfo é ver todos satisfeitos ao final do processo.
E você, já imaginou o que quer em sua nova casa? Conte com a Refúgios Urbanos para realizar esse sonho!
sobre o autor
Rafael SorrigottoSócio-Proprietário
Arquiteto por formação, corretor por paixão e cozinheiro no tempo livre! Sócio da Refúgios Urbanos, é formado pela UNESP, cursou pós-graduação na FIA Business School, em Negócios do Merc...
Leia mais
Tel/Whatsapp:
+55 11 99822-7266
[email protected]
Deixe um comentário