Descrição
CASA ASSOBRADADA DE 179m², COM DUAS SUÍTES, ESCRITÓRIO, PISCINA DE RAIA, ASSINATURA DO ESCRITÓRIO TERRA E TUMA, EM RUA FECHADA E TRANQUILA DA VILA MADALENA
Casa de vila, na Vila Madalena? Sim, nós temos!
A vila é daquelas que amamos….
Provavelmente construída entre as décadas de 50 e 70, a estética original das fachadas das casas já foram bastante alteradas.
No entanto, a vila conserva ainda o charme da época em pequenos detalhes e um “quê” de cidade do interior…
E a localização?
Estamos em um trecho especial da Vila Madalena, quando já estamos quase em Alto de Pinheiros…Entre a Av. Cerro Corá e a Rua Caminha de Amorim, aqui o sossego é garantido.
São inúmeras as praças e parques na região, verde é o que não falta por aqui :)
Mas se a vontade for de agito, rapidinho caímos no trecho mais movimentado do bairro.
Além disso, por aqui localizam-se ótimas escolas bastante tradicionais na região: Rainha da Paz e Vera Cruz estão a 500m de distância e muita área verde também.
Uma casa que já nasceu icônica….e com um baita terreno
E que apesar de ser de vila, afortunadamente possui um terreno de 334m² :), uma raridade entre as casas dessa tipologia, sendo geminada apenas em uma das laterais.
Projetada em 2018 pelos premiado escritório de arquitetura Terra e Tuma, a casa é uma ode ao estilo de vida contemporâneo.
Aqui, a simplicidade presente nas linhas retas da volumetria e na honestidade dos materiais é o norte de tudo.
Tirando partido do melhor posicionamento no terreno (em aclive), em termos de insolação e programa solicitado pelos proprietários, sua implantação em “U” também nos remete às convidativas casas pátio mexicanas.
Arremata a quarta face desse espaço de convívio externo uma piscina de raia que convive harmonicamente, praticamente dentro da casa.
O bloco principal da casa é composto por dois pavimentos, e abraça a piscina criando um jogo volumetricamente belo.
Nele encontram-se no térreo o living integrado com a cozinha e o jantar em uma imensa caixa de vidro aberta ao pátio posterior.
E subindo as escadas de concreto, chegamos às duas suítes unidas por uma varanda também orientada para o interior, que recebe o sol nordeste.
Esta varanda une-se à cobertura das outras faces do U, de um pavimento apenas, criando uma grande laje propicia para tomar um sol gostoso e curtir o céu.
As demais abas da volumetria abrigam lavabo e lavanderia (braço perpendicular), e dois espaços multiusos (braço paralelo ao principal) que podem muito bem abrigar um escritório ou mais um quarto. Versatilidade não lhes falta.
Chegamos ao fim? Não, ainda há surpresas…
Colada ao volume menor, dos escritórios, encontramos uma escada externa em concreto que nos leva ainda a um baita terrenão gramado, perfeito pra plantar, correr com os cachorros, se jogar na grama e aproveitar o que uma casa tem de melhor.
Ou até mesmo a possibilidade futura de crescer a construção.
A estética da construção é marca das obras de autoria deste escritório de arquitetura: blocos de concreto e estrutura aparentes, caixilharia de ferro e muito cimento queimado.
Uma casa contemporânea por essência!
Impossível não se apaixonar…o sonho da casa espaçosa de vila, com terreno pra curtir, pode ser possível aqui, na Vila Madalena:)
https://worldarchitecture.org/article-links/efggm/terra-e-tuma-arquitetos-associados-completes-guaianaz-house-featuring-perforated-brick-facade.html
https://archello.com/pt/project/guaianaz-house