logo

Um Di Cavalcanti esquecido

Voltar
por Almiro Dias

Quem anda pela rua José Bonifácio, quase com a rua Direita, no centro de São Paulo, talvez nunca tenha visto ou prestado atenção, e se viu, talvez não faça ideia de que nesse edifício modernista da década de 50, projetado pelo saudoso Oscar Niemeyer, o painel da parede que se estende até o hall de entrada, seja de ninguém menos que o Di Cavalcanti. Não o culpo caso nunca tenha prestado atenção, também com toda aquela poluição visual, de um lado uma loja com um monte de bolsas na fachada, do outro, cachos de cocos verdes pendurados, fica difícil, eu sei.

Após esses quase 70 anos, por falta de manutenção e interesse, o painel externo encontra-se numa situação lamentável. Nos anos 90 moradores de rua que dormiam sob a marquise do triângulo, acendiam fogueiras à base do mesmo durante o inverno, o que acabou danificando bastante o painel. Ainda na década de 90 colocaram pastilhas cerâmicas em um outro tom, como uma medida provisória, com a intenção de “reparar” o estrago, mas até hoje continua lá, como um “rasgo” em uma página de revista.

O órgão de preservação do patrimônio da prefeitura de São Paulo em 2004 tombou o painel, mas acabou aí. Nenhuma medida foi tomada para preservação, manutenção ou restauro. Agora o que nos resta é aguardar, quem sabe uma iniciativa do condomínio, ou de uma empresa privada que se simpatize com o painel tomarem alguma providência para fazerem algo de fato.

O centro de São Paulo é cheio de pérolas com muita história, mas que na correria do dia a dia não nos damos o prazer de prestar atenção nos detalhes. A minha intenção com esta história é estimular você a olhar mais ao redor, procurar saber sobre as histórias para que elas não se percam, assim como o painel do Di Cavalcanti que está sendo esquecido, dia após dia.

compartilhe

sobre o autor

Almiro DiasArquiteto e Designer Gráfico

Veio da Bahia em 2012, se apaixonou pela cidade e não pretende mais voltar. Se formou em Arquitetura e Urbanismo pela UniABC e em Design Gráfico pelo Senac. Trabalhou em escritórios de interiores ...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 95351-2612
almiro@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?