São Paulo do alto: Mirantes

Voltar
por Karen Siqueira

Certa vez na faculdade, tive que fazer um trabalho que reunisse vários exemplos de um único elemento arquitetônico, para comparar os estilos, que poderiam ser: janelas, pisos, prédios espelhados, placas luminosas, enfim…

Eu, diferente dos meus colegas, decidi escolher algo imaterial: vistas. Ou para definir de maneira mais clara: mirantes.  

Porque para mim, a arquitetura nunca se tratou de elementos materiais, mas sim do que ela nos faz sentir. E se você gosta de conhecer a cidade, é muito legal ter uma perspectiva do alto, além de uma ótima opção para levar aquele seu amigo que vem “turistar” e te pede para ser o guia.

Pois bem, nada mais justo do que eu compartilhar com vocês as minhas descobertas sobre o assunto:

 

Farol Santander

Aberto há pouco tempo, o Farol Santander faz parte do espaço cultural do banco com o mesmo nome. Fica no Edifício Altino Arantes, antigo “Banespão”. A vista privilegiada do Centro de São Paulo é graças à inserção do prédio no entorno, que já foi considerado o mais alto do país por quase duas décadas. O ingresso para visitar o mirante custa R$ 15,00.

 

Sesc 24 de Maio 

A vista do café no 11º andar nos permite observar a cidade de São Paulo e a maneira como o prédio encontra-se inserido no entorno. Em dias quentes, tire os sapatos e veja a paisagem com os pés na água. A entrada é gratuita.

 

MAC-USP 

Visão de 360º do Parque do Ibirapuera e região? Temos! No último andar do Museu de Arte Contemporânea da USP. Atualmente o local ganhou também um café e um restaurante.  

 

IMS 

Quer ver a Avenida Paulista de cima? Em frente à Praça do Ciclista, o Instituto Moreira Sales nos permite visualizar, de um dos seus andares por uma fachada de vidro, a cidade acontecendo. Entrada gratuita.

 

Sesc Avenida Paulista  

Outra vista privilegiada da avenida mais famosa da cidade, se dá devido a perspectiva da nova unidade do Sesc na Avenida Paulista, altura da estação Brigadeiro. Entrada gratuita.

 

Mirante 9 de julho  

Uma perspectiva completamente diferente da cidade, o Mirante 9 de Julho é a junção da escadaria atrás do MASP com o salão que fica acima do túnel da Avenida 9 de Julho. No túnel temos um café envidraçado com vista livre.

 

Esses são só alguns dos vários exemplos de locais na cidade onde podemos vê-la do alto, até porque existem várias alternativas para se explorar e ficaríamos horas listando, enquanto podemos somente, curtir a vista.

compartilhe

sobre o autor

Karen Siqueira

Nascida em São Caetano do Sul, fez faculdade de arquitetura e urbanismo. Morou em Santo André, cidade do ABC paulista com cara de interior durante 24 anos. Mesmo assim qualquer ocasião era boa de...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 98567 5664
karen@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

× Como posso te ajudar?