São Paulo do alto: Mirantes
VoltarCerta vez na faculdade, tive que fazer um trabalho que reunisse vários exemplos de um único elemento arquitetônico, para comparar os estilos, que poderiam ser: janelas, pisos, prédios espelhados, placas luminosas, enfim… Eu, diferente dos meus colegas, decidi escolher algo imaterial: vistas. Ou para definir de maneira mais clara: mirantes.
Porque para mim, a arquitetura nunca se tratou de elementos materiais, mas sim do que ela nos faz sentir. E se você gosta de conhecer a cidade, é muito legal ter uma perspectiva do alto, por isso os mirantes. Além disso, os mirantes são uma ótima opção para levar aquele seu amigo que vem “turistar” e te pede para ser o guia.
Pois bem, nada mais justo do que eu compartilhar com vocês as minhas descobertas sobre o assunto:
Aberto há pouco tempo, o Farol Santander faz parte do espaço cultural do banco com o mesmo nome. Fica no Edifício Altino Arantes, antigo “Banespão”. A vista privilegiada do Centro de São Paulo é graças à inserção do prédio no entorno, que já foi considerado o mais alto do país por quase duas décadas. O ingresso para visitar o mirante custa R$ 15,00.
A vista do café no 11º andar nos permite observar a cidade de São Paulo e a maneira como o prédio encontra-se inserido no entorno. Em dias quentes, tire os sapatos e veja a paisagem com os pés na água. A entrada é gratuita.
Visão de 360º do Parque do Ibirapuera e região? Temos! No último andar do Museu de Arte Contemporânea da USP. Atualmente o local ganhou também um café e um restaurante.
Quer ver a Avenida Paulista de cima? Em frente à Praça do Ciclista, o Instituto Moreira Sales nos permite visualizar, de um dos seus andares por uma fachada de vidro, a cidade acontecendo. Entrada gratuita.
Outra vista privilegiada da avenida mais famosa da cidade, se dá devido a perspectiva da nova unidade do Sesc na Avenida Paulista, altura da estação Brigadeiro. Entrada gratuita.
Uma perspectiva completamente diferente da cidade, o Mirante 9 de Julho é a junção da escadaria atrás do MASP com o salão que fica acima do túnel da Avenida 9 de Julho. No túnel temos um café envidraçado com vista livre.
Esses são só alguns dos vários exemplos de locais na cidade onde podemos vê-la do alto, até porque existem várias alternativas para se explorar e ficaríamos horas listando, enquanto podemos somente, curtir a vista.
sobre o autor
Karen SiqueiraSócia Proprietária
Nascida em São Caetano do Sul, morou maior parte da sua vida em Santo André, no ABC Paulista e cursou a faculdade de arquitetura e urbanismo. Mesmo fora da capital, qualquer ocasião era uma boa de...
Leia mais
Tel/Whatsapp:
+55 11 98567-5664
[email protected]
Deixe um comentário