Pompéia: ainda é bairro, mas é  pop!

Voltar
Por Geraldo Antunes

Nos últimos 20 anos, pelo menos, o bairro Vila Pompéia passou por uma transformação profunda, crescendo em qualidade de vida e nos serviços oferecidos aos seus habitantes.

Restaurantes bacanas, que oferecem uma diversidade  sem igual de opções gastronômicas. Bares com mesas disputadas pelos clientes como se estives sem servindo o último copo de chope da cidade.

Teatros com programações alternativas e inteligentes.  Padarias artesanais,  internacionais ou apenas repaginadas, oferecendo desde o velho  pão com manteiga até deliciosas iguarias exclusivas.  Sorveterias artesanais.  Hamburguerias  novas e antigas.

Lojas descoladas, ateliês sofisticados, agências de publicidade,  escritórios de design etc. etc. etc. Até uma feira anual de artes, que já chegou à 30ª edição em 2017!

E as antigas vendas e lojinhas de bairro.

Essa é o bairro da Vila Mad… perdão, da Vila Pompéia! Ou, se preferirem, apenas o bairro da Pompéia.

Nos últimos 20 anos, pelo menos, o bairro Vila Pompéia passou por uma transformação profunda, crescendo em qualidade de vida e nos serviços oferecidos aos seus habitantes.

Alguns fatores contribuíram para esse “upgrade urbanístico”. Uns mais antigos, como o velho Sesc Pompéia, o mais querido dos equipamentos da grife, com sua arquitetura acolhedora e genialmente concebida pela inesquecível Lina Bo Bardi, e seus eventos concorridos, que, definitivamente, colocaram a região no mapa cult da cidade. Outros mais recentes, mas de importância similar no sentido de trazer mais gente para conhecer o bairro, como o Bourbon Shopping e, principalmente, a Allianz Arena, com seu roteiro de shows e espetáculos.

O maior sinal ou prova de que isso tudo vem ocorrendo de forma consistente e constante é o surgimento de novos empreendimentos imobiliários. E, mais importante, empreendimentos que saem do tradicional, do control c + control v de lançamentos aos quais nos acostumamos a ver . Fica clara a aposta visando um público diferenciado, que busca, muito além de um lugar para morar, um ponto de convergência de ideias e jeitos de ver a vida.

Construtoras e/ou incorporadoras como Idea!Zarvos, Ink, e Moby escolheram, não a toa,  a Pompéia como ponto decisivo para suas estratégias de expansão. Com isso, podemos já encontrar, no panorama antes de casas antigas e prédios mais padronizados, novos e arrojados edifícios, com projetos arquitetônicos que se inserem num conceito muito mais generoso de relacionamento com o entorno.

Mas, apesar de tudo,  ainda conseguimos encontrar por lá, e em bom número até, os predinhos baixos e charmosos, com 40/50 anos (ou mais!) e as vilas residenciais, com suas casinhas acolhedoras (e cada vez mais disputadas!), por onde as pessoas passeiam com seus cães, penduram a conta no açougue da esquina , se dão boa tarde e boa noite e se conhecem pelo nome.  Atributos que tornam a velha Vila Pompéia numa ótima opção para quem que viver bem e com qualidade, mas não abrem mão da cara de bairro que a vizinhança mantém.

compartilhe

sobre o autor

Geraldo AntunesCorretor Associado

Sabe aquele cara que sabe fazer um pouco de tudo e tem o dom para atendimento? Esse cara é o Geraldo. Sua formação e atuação são multifacetadas. Por vários anos, gerenciou a banca de jornal...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 99302-2676
[email protected]

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

× Como posso te ajudar?