Os Icônicos charmosos da República
VoltarEm nossa curadoria de imóveis, temos sempre em mente a boa arquitetura, ou seja, elementos que respeitam e valorizam o morar e, até mesmo, o trabalhar bem.
Morar e trabalhar em um dos exemplares icônicos e charmosos da República, significa: vista para a praça, luz vinda de janelões ou ainda, o volume que os pés direitos altos proporcionam.
E mais, charme extra em pisos e fachadas, trazendo mais harmonia e gentileza urbana.
Para além disso, os prédios antigos são os nossos queridinhos para cumprir estes quesitos do bem viver.
E, no bairro da República, vemos alguns bons exemplares, principalmente, os assinados e icônicos.
O Copan
O Edifício Copan, icônico assinado na República, conta um pouco da história do centro de Sampa, com seu tamanho gigante, fica difícil passar desapercebido num rolê pela região.
Além de ser composto por 1160 unidades de moradia, ter uma super galeria que conta com diversos serviços, o Copan é o famoso “predinho” de Oscar Niemeyer, ali na Avenida Ipiranga.
Ali presentes os janelões (piso teto) e o pé direito alto.
Falando em Niemeyer…
O Edifício Montreal, também localizado na Avenida Ipiranga, sendo o primeiro projeto de Kitnets dele na capital paulista.
E mais, o Montreal conta com painéis em pastilhas de Di Cavalcante em seu hall, juntando dois ícones da arte e da arquitetura.
Portanto, ali na região, temos também o belíssimo Edifício Eiffel, localizado na Praça da República.
Com elementos vazados na fachada e uma galeria no térreo, ele também chama a atenção de quem passa por ali.
Conta com apartamentos duplex, um conceito bem arrojado para a época e uma curiosidade (os dormitórios ficam localizados no andar de baixo do duplex e a área social no andar de cima, se rolar uma festa em casa, não vai atrapalhar o vizinho de baixo, curioso!
Vizinhos da Praça da República
Ainda na Praça da República, vemos os clássicos edifícios São Luís e São Nicolau.
O São Luís, projeto de Jacques Pilon, datado da década de 1940, com 22 apartamentos, todos equipados com banheiros de mármore italiano e lareira, um luxo só.
Aliás, a praça tem ainda o primeiro modernista de São Paulo, o icônico Edifício Esther.
O Esther com sua fachada ativa e uso misto, causou um furor na época de sua inauguração, por ser diferente do que se conhecia na época: como elementos retos e janelas em fita.
Os comerciais icônicos do pedaço
Exemplares comerciais e famosos no pedaço: Edifício Itália, Edifício ABC, IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e o edifício que abrigava o antigo Hotel Hilton.
O Itália, ali na esquina na Ipiranga com a São Luís, gigante, modernista e imponente, conta com salas e conjuntos comerciais, um clube, um teatro, um restaurante e cafeteria na cobertura (com direito a um mirante da cidade).
Na Avenida São Luís
Antes de mais nada, a tríade formada pelos edifícios São Tomaz, Santa Rita e Santa Virgilia, de Arnaldo Maia Fina, anos 1940.
Ao mesmo tempo os modernistas Edifício Ouro Preto e Moreira Salles, com amplos apartamentos e muito charme.
E amplitude também se encontra no Condomínio Conde Silvio Penteado, com varanda voltada para a avenida e para a copa de suas árvores.
Só para ilustrar a riqueza de diversidade e um ponto de cor na avenida, vemos o Condomínio Edifício Louvre, com suas pastilhas azul e rosa e uma supresa na cobertura, uma área comum com piscina, que também é um mirante da cidade.
E o Conjunto Zarvos, que conta com escritórios, galeria e o Edifício Residencial Ambassador – um luxo!
Para o lazer e cultura
Mais um pouco de modernidade trazidas pela Galeria Metrópole e a Biblioteca Mário de Andrade.
São tantos os icônicos e charmosos da República que te convido para uma voltinha na região, olhando para cima, assim que a quarentena passar.
Deixe um comentário