A “saudosa” feira de antiguidades do Bixiga

Voltar
por Karen Siqueira

Desde que entrei para a família da Refúgios Urbanos, conheci vários apartamentos incríveis e conversando com seus respectivos proprietários descobri que todos eles têm algo em comum, algo que já considero como uma entidade: todos tem objetos vindo da feira de antiguidades do Bixiga.

Sei que não trago novidades, mas como recém-chegada ao bairro, decidi que era hora de conhece-lo.  E posso dizer que não me arrependi nem um pouco.

É uma feira das antigas, que mantém sua fascinante simplicidade. As barracas improvisadas começam a aparecer bem antes de chegar em seu endereço oficial, a praça Dom Orione, pois na verdade, elas já se fazem presente subindo pela 13 de Maio ou na pela rua Rui Barbosa, onde, comerciantes dispõem mercadorias na própria calçada ou em galpões e pequenas casinhas escondidas. Ali é possível encontrar coisas incríveis. De roupas a objetos decorativos, e fica claro que é necessário um pouco de dedicação para encontrar boas peças, mas o garimpo vale a pena e os preços são bons.

As lojas e barraquinhas presentes na praça tem produtos mais caros, natural, pois a infraestrutura gera custos adicionais que são passados para o consumidor final.

Se você procurar na internet, existem muitas matérias sobre a feira, todas muito antigas. Há quem diga que ela já teve seus tempos de glória, mas vale conferir, afinal, sempre tem um ou outro que diz: “no meu tempo as coisas eram melhores…” mas isso não passa de saudosismo.

A variedade de objetos, épocas e estilos faz você viajar no tempo. E se for parar para pensar que aquele objeto pertenceu a alguém, fez parte da vida de alguém, da casa e da história de pessoas desconhecidas, dá até para criar várias histórias dentro do nosso imaginário.

Algumas peças são tão características que quase conseguimos visualizar seu antigo dono.

Segundo o site do bairro, a feira acontece desde 1984, portanto, 34 anos de tradição na programação de todos os domingos. Vale a pena conhecer uma das marcas registradas desse bairro tradicional de São Paulo.

compartilhe

sobre o autor

Karen Siqueira

Nascida em São Caetano do Sul, fez faculdade de arquitetura e urbanismo. Morou em Santo André, cidade do ABC paulista com cara de interior durante 24 anos. Mesmo assim qualquer ocasião era boa de...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 98567 5664
karen@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

× Como posso te ajudar?