Descrição
Casa geminada com 150m² de área útil, 3 pavimentos, living e cozinha integrada, quintal, lavabo, home office, 2 suítes e 1 vaga de garagem com reforma contemporânea e impecável do escritório de arquitetura ODVO na Vila Mariana
Em meio a casas antigas com portões baixinhos na Vila Mariana, um lote estreito exalando contemporaneidade chama a atenção. À vista, um portão de ferro com uma jovem árvore de ipê na frente.
Estamos em um pedaço do bairro predominantemente residencial e com bastante casinhas. O que reforça ainda mais o conceito de “refúgio urbano”.
Porém essa tranquilidade não quer dizer que não temos facilidades a poucos metros de distância. Por exemplo, o Metrô Vila Mariana está a 1,3 km de distância, a Av. Lins de Vanconcelos está a 210 metros onde é possível encontrar uma infinidade de comércio e serviços e a Av. Ricardo Jafet está a apenas 1 km e por lá você encontra uma variedade de grandes comércios como: O Hipermercado Extra, a Leroy Merlin, o St. Marche, o Petz, a Cobasi…
Caso você queira ultrapassar os limites do bairro dá para usufruir das infraestruturas dos bairros vizinhos como: Ipiranga e Aclimação. E por falar nesse último, estamos a só 1,3 km do Parque da Aclimação.
Ah! E pra quem curte o ritual clássico de ler em biblioteca estamos a 3 minutos da Biblioteca Chácara do Castelo.
Uma mistura acolhedora de passado e presente
Implantada em terreno estreito de essa antiga casa dos anos 50 passou por uma super reforma em 2016, idealizada pelo escritório de arquitetura ODVO, que misturou de forma equilibrada o melhor da arquitetura contemporânea com algumas características originais da casa.
A reforma eliminou e substituiu várias das muitas paredes por vigas de ferro à vista, trazendo à tona muitos elementos preciosos dessa casa.
A começar pela escada de peroba rosa, dona de curvas torneadas no Liceu de Artes e ofícios de São Paulo que é o eixo central e de ligação dessa casa. É possível vê-la de qualquer um dos 3 pavimentos. Antes, todo o seu protagonismo estava ofuscado pelas 5 camadas de tinta e pelas paredes que a escoraram por anos.
No projeto foram feitas grandes intervenções que prezaram respeitosamente características originais da casa. Os espaços foram reconfigurados e as aberturas ampliadas para aproveitamento total de iluminação e ventilação revelando feixes de sol para dentro da casa.
O acesso se dá pelo pavimento do meio que está no nível da rua. Parte do piso foi aberto e foi feita uma ponte de madeira que liga a entrada ao amplo espaço multiuso que hoje é usado como home office, com piso de cimento queimado. Aqui todas as barreiras centrais foram retiradas para criar um espaço longitudinal que começa e termina com janelas piso-teto de vidro. Uma das paredes foi descascada até revelarem tijolos originais da construção que foram restaurados, mas tiveram suas “cicatrizes” mantidas. Um corrimão de ferro com design minimalista foi usado como apoio para a ponte e para um lado da escada aditando leveza e sofisticação contemporânea para esse ambiente.
No pavimento inferior, que antes era um porão escuro e sem ventilação, temos a cozinha, a sala de estar, o lavabo e o charmoso Garden ensolarado e bem convidativo com piso de ladrilho estampado e um belo jardim feito com vasos soltos. Este espaço também abriga a discreta lavanderia que faz uso de armários com portas de fórmica valendo-se das prateleiras originais de granilite. Nesse ambiente a arquitetura estende-se ao mobiliário. O banco de concreto que vem desde a área externa também serve de apoio para a lareira, faz as vezes de rack até virar a bancada da cozinha.
As áreas íntimas ficam no piso superior. Duas suítes que dialogam e se conectam com os outros ambientes através de entradas de luz e ventilação. Um importante elemento para tal é o telhado com tesouras à mostra e vazadas que recebem painéis de vidro para isolar os espaços. A suíte máster une quarto, banheiro e varandinha com piso de seixos sem bloqueios. Tudo se integra e revela uma vista bacana do lado de fora.
Um projeto primoroso, renovador e quase arqueológico. A obra revelou um pouco a história da casa e esse cuidado e respeito pelo passado fez toda a diferença para preservar a atmosfera acolhedora, com cara de casa de vó, mesmo com as muitas alterações.
Vem conhecer essa jóia!