Bairros

Imóveis no bairro do Pacaembu em São Paulo

Bairro localizado na zona oeste da cidade de São Paulo.

O Pacaembu com certeza é um dos bairros mais conhecidos e valorizados da capital paulista.

Oferece diversos centros culturais, como: a Casa Modernista da Rua Itápolis, a FAAP com o seu Museu de Arte Brasileira, a Casa Buarque de Holanda, e claro, o famoso Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, entre outros.

O bairro faz divisa com outros bairros tradicionais e muito procurados, Barra Funda, Perdizes, Sumaré, Higienópolis e Cerqueira César.

Como via principal de acesso, a Avenida Pacaembu, faz a ligação com a região da Barra Funda, Marginal Tietê, e também com a região da Avenida Paulista dando fácil acesso para estas regiões e por isso se tornando interessante como local de residência.

Para quem anda de metrô o acesso pelo é feito pela Linha 2 – Verde, na Estação Clínicas.

A região se desenvolveu de maneira planejada e estudada. O Pacaembu, que inicialmente era um local de descanso e catequese dos índios, recebeu esse nome por conta de um ribeirão que passava por ali e em tupi-guarani quer dizer “terras alagadas”, uma representação de como era a região.

Em 1911, a Cia. City comprou o lote da região, o transformando em uma das “cidade-jardim” mais tradicionais de São Paulo. A primeira medida foi a canalização do grande ribeirão, de onde surgiu a atual Avenida Pacaembu.

Logo depois, na década de 1920, surgiu a ideia de construir um complexo esportivo que sanasse as necessidades dos esportistas da época.  Em 1926, um extraordinário evento daria o incentivo que faltava para que o estádio e o complexo esportivo surgissem: a Cia. City doou um terreno de 50 mil m², onde hoje está o Pacaembu, e em 1936, Fábio da Silva Prado, prefeito de São Paulo na época, atendeu o desejo da população e deu início às obras de construção do estádio.

Com projeto e construção do Escritorio Tecnico Ramos de Azevedo / Severo e Vilares a obra foi concluída quase meia década depois, no dia 27 de abril de 1940.

Neste dia o presidente Getúlio Vargas, junto ao interventor federal Adhemar de Barros, e do novo prefeito, Prestes Maia, inauguraram o famoso e charmoso Estádio Municipal do Pacaembu, que além do campo, presente/ava a população com um ginásio poliesportivo, piscina olímpica, quadra de tênis e poliesportiva, pista para atletismo, salas de ginástica, posto médico e um salão nobre dedicado à cerimônias e comemorações.

Na década de 90 o Complexo do Pacaembu, incluindo a Praça Charles Miller, foram tombados como Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo, confirmando o valor expressivo que possui junto à sociedade paulistana.

Devido ao zoneamento do bairro,temos uma presença mais forte de casas, muitas delas assinadas por arquitetos famosos que souberam desfrutar bem dos terrenos ali concebidos pela city, oferecendo quase sempre amplos jardins e em alguns casos ate vistas panorâmicas sobre o vale.

Imóveis Relacionados

Imóveis Relacionados

Aguarde...

× Como posso te ajudar?