9 dicas para que o processo de venda seja mais rápido e agradável!

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por Octavio Pontedura

Então, você decidiu colocar seu imóvel à venda. Está anunciado com algumas imobiliárias e logo os corretores devem iniciar as visitas.

Para que receba os compradores de maneira a potencializar as possibilidades de receber uma proposta, seguem algumas dicas básicas.

1 – Antes de qualquer coisa, colabore com os corretores que irão lhe auxiliar na venda, os receba sem clientes, para que conheçam e estejam familiarizados com o imóvel. Ofereça todos os detalhes sobre o imóvel: suas instalações, acabamentos; reformas que foram feitas, o que fica e o que vai e o que mais entender importante.

2- Divida com eles todas as informações corretas e atualizadas quanto ao valor de condomínio e IPTU, dados sobre documentação, matrícula e escritura, questões de partilha, inventário, eventuais dívidas ou ônus, etc.

Estes dois itens iniciais possibilitam ao profissional que levar visitas fazer a melhor apresentação possível e também prever e orientar de acordo eventuais ofertas de compra.

3 – Deixe a casa organizada. Mas não precisa exagerar – não é uma sessão de fotos para revista de decoração – mas o quanto mais arrumados estiverem os ambientes, melhor para causar uma boa impressão. E se o imóvel estiver vazio, vale uma faxina a cada 15 ou 30 dias. Afinal de contas, aquele amor à primeira vista não rola se tiver tudo empoeirado, né?

3 – Abra cortinas e janelas. Além de permitir a entrada de luz e ventilação, uma casa “aberta” tem sempre um ar mais agradável.

4 – Crie um clima acolhedor. Um som ambiente em volume baixo, iluminação indireta ou uma água para os visitantes…coisas simples que deixem a casa com aquele aspecto de boas vindas. Afinal de contas, se o cliente pretende comprar o imóvel, ele precisa se sentir em casa, não?

5 – Se tiver pets que sejam agitados ou que não fiquem bem com estranhos, o ideal é levá-los pra passear durante a visita. Se isso não for possível, que fiquem em um local restrito, para que o possível comprador fique à vontade. Nós da Refúgios adoramos bichinhos, mas respeitamos quem não gosta ou  tem medo deles.

6 – Deixe o cliente à vontade. Quando possível, caso o corretor já seja conhecido e de sua confiança, permita que ele realize a visita com o cliente sem sua presença. Isso proporciona aos potenciais compradores conhecer e vivenciar a experiência da casa de forma completa e pessoal, fazer suas considerações sem receio e, o mais importante, se imaginar morando ali.

7 – Se sair de casa não for conveniente ou confortável para você, permita ao visitante explorar os espaços à vontade. Fique, mas discretamente presente. Não acompanhe cada passo dele dentro da casa, pois isso o deixa desconfortável para ter a experiência descrita no item acima. Deixe o corretor conduzir a visita e esteja disponível caso o visitante tenha alguma pergunta a lhe fazer. Dúvidas podem ser resolvidas em um segundo momento, mas aquele insight de realmente se ver morando ali tem mais a ver com sensação do que com plenitude de informações.

8 – Não aponte, comente ou chame a atenção para detalhes de acabamento, finalização ou qualquer outro aspecto do imóvel. De forma bem clara, o que é bacana e incrível para você pode não ser para o outro. E estas distrações impedem, novamente, a experiência pessoal ao visitante. E, cumprindo os pontos 01 e 02 lá no início, os corretores estarão preparados para oferecer as informações pontuais e efetivamente importantes aos clientes.

Agora, se seu imóvel estiver vazio, os pontos 01 e 02 já irão cumprir bem o objetivo.

Porém, não custa reforçar: não acompanhe as visitas. No imóvel vazio, temos o mundo ideal para o comprador. Tudo é possibilidade e imaginação.

9 – Escolha bons corretores, indique a eles tudo que devem saber sobre o imóvel e depois deixe que façam as apresentações. Um proprietário onipresente pode inclusive dar a ideia de uma necessidade excessiva de efetivar a venda, e isso impacta no momento de receber uma proposta.

Sabemos que o processo de venda não é fácil, exige paciência e alguns ajustes na rotina. Com estas orientações, esperamos ajudar a torná-lo mais rápido e eficaz.

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sobre o autor

Octavio PonteduraSócio-Proprietário

Nascido em Londrina, vive em São Paulo há mais de duas décadas. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), seguiu carreira corporativa por boa parte da vida, trabal...

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