Um tour virtual cultural pela República

Voltar
Por Fernanda Prada
Um tour virtual cultural pela Republica

Vamos fazer um tour virtual pela cultura popular do bairro da República? 

Vamos imaginar que você chegou até o local combinado para o início de nosso tour virtual cultural pela República, Centro Histórico de São Paulo, através da estação de metrô pelas linhas vermelha ou amarela.

Pronto para iniciarmos?

O ponto de partida é a própria estação República, pelo Museu da Diversidade Sexual,  primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática.

O MDS – Museu da Diversidade Sexual promove uma série de atividades como: lançamentos de livros, leituras dramáticas, performances, atividades de formação de público, palestras,  exposições itinerantes e rodas de conversas voltadas a produção artística e cultural com foco na diversidade sexual.

Nosso tour continua…agora na superfície

Passando pela Praça da República e sua feirinha de artesanato com muitas barracas onde se pode garimpar: pedras, braceletes em couro, coloridos tapetes de crochê e jóias em prata e cobre entre outros.

 Seguimos em direção Rua 24 de Maio

A 24 de Maio é uma rua bem especial com seus edifícios icônicos e cheios de vida como a Galeria do Reagge, a Galeria do Rock , o SESC 24 de Maio e o Teatro Municipal (com acesso no final da rua).

Galeria do Reggae, como é conhecido O Centro Comercial Presidente possui diversas lojas relacionadas a cultura afrobrasileira: música, camisetas, roupas coloridas, berimbau e cabeleireiros especializadas.

Vale muito o passeio para entender um pouco da cultura local e apreciar este belo edifício.

Ali ao lado, a Galeria do Rock, um show a parte! Roupas, discos, tattoo e uma vibe rebelde bem rock ‘d roll.

As galerias do Reggae e do Rock são dois ícones da arquitetura modernista projetadas para uma intensa vida cultural e comercial de São Paulo na primeira metade do século XX.

Ambas continuam lindas e são símbolos da diversidade cultural cada uma em seu nicho!

SESC 24 de Maio

Em frente as duas galerias está o SESC 24 de Maio no edifício que abrigou a loja de departamentos Mesbla e que passou por um processo de revitalização com projeto por Paulo Mendes da Rocha em parceria com o escritório MMBB Arquitetos.

O novo centro cultural, esportivo e de convivência oferece cursos, oficinas, exposições itinerantes e muitos espaços para convívio. Sempre cheio de gente e de energia!

Continuando o passeio rumo a Praça Dom José Gaspar

Passando pelo teatro Municipal, caminhando pela Rua Cel Xavier de Toledo em direção a Praça Dom José Gaspar.

Na Praça há uma deliciosa mistura cultural: Roda de samba… um show a parte e dois ícones arquitetônicos modernistas que são a Galeria Metrópole e a  Biblioteca Mário de Andrade.

Aos sábados a praça é preenchida por samba, feijoada e muita gente bamba. Uma energia contagiante!

Já a Galeria Metrópole, concebida nos anos 1960 para ser um luxuoso centro comercial conta hoje com escritórios, ateliês e livraria com vocação para disseminar cultura, arte e design. 

O espaço conta com palestras, debates, cursos, exibição de filmes e lançamentos de livros.

A Biblioteca Mário de Andrade vai além dos livros…um enorme acervo, conta com apresentações de música e teatro, palestras e cursos!

De museus a rodas de samba!

Euzinha na Praça Dom José Gaspar, pegando sol e energia num sábado qualquer

compartilhe

sobre o autor

Fernanda PradaCorretora Associada

Paulista, graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e especializada em Artes Visuais. O teatro, o canto, as artes visuais, o design e a joalheria autoral, são as suas paixões. É...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 98774-3965
fernanda@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

× Como posso te ajudar?