Um tour virtual cultural pela República
VoltarVamos fazer um tour virtual pela cultura popular do bairro da República?
Vamos imaginar que você chegou até o local combinado para o início de nosso tour virtual cultural pela República, Centro Histórico de São Paulo, através da estação de metrô pelas linhas vermelha ou amarela.
Pronto para iniciarmos?
O ponto de partida é a própria estação República, pelo Museu da Diversidade Sexual, primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática.
O MDS – Museu da Diversidade Sexual promove uma série de atividades como: lançamentos de livros, leituras dramáticas, performances, atividades de formação de público, palestras, exposições itinerantes e rodas de conversas voltadas a produção artística e cultural com foco na diversidade sexual.
Nosso tour continua…agora na superfície
Passando pela Praça da República e sua feirinha de artesanato com muitas barracas onde se pode garimpar: pedras, braceletes em couro, coloridos tapetes de crochê e jóias em prata e cobre entre outros.
Seguimos em direção Rua 24 de Maio
A 24 de Maio é uma rua bem especial com seus edifícios icônicos e cheios de vida como a Galeria do Reagge, a Galeria do Rock , o SESC 24 de Maio e o Teatro Municipal (com acesso no final da rua).
Galeria do Reggae, como é conhecido O Centro Comercial Presidente possui diversas lojas relacionadas a cultura afrobrasileira: música, camisetas, roupas coloridas, berimbau e cabeleireiros especializadas.
Vale muito o passeio para entender um pouco da cultura local e apreciar este belo edifício.
Ali ao lado, a Galeria do Rock, um show a parte! Roupas, discos, tattoo e uma vibe rebelde bem rock ‘d roll.
As galerias do Reggae e do Rock são dois ícones da arquitetura modernista projetadas para uma intensa vida cultural e comercial de São Paulo na primeira metade do século XX.
Ambas continuam lindas e são símbolos da diversidade cultural cada uma em seu nicho!
SESC 24 de Maio
Em frente as duas galerias está o SESC 24 de Maio no edifício que abrigou a loja de departamentos Mesbla e que passou por um processo de revitalização com projeto por Paulo Mendes da Rocha em parceria com o escritório MMBB Arquitetos.
O novo centro cultural, esportivo e de convivência oferece cursos, oficinas, exposições itinerantes e muitos espaços para convívio. Sempre cheio de gente e de energia!
Continuando o passeio rumo a Praça Dom José Gaspar
Passando pelo teatro Municipal, caminhando pela Rua Cel Xavier de Toledo em direção a Praça Dom José Gaspar.
Na Praça há uma deliciosa mistura cultural: Roda de samba… um show a parte e dois ícones arquitetônicos modernistas que são a Galeria Metrópole e a Biblioteca Mário de Andrade.
Aos sábados a praça é preenchida por samba, feijoada e muita gente bamba. Uma energia contagiante!
Já a Galeria Metrópole, concebida nos anos 1960 para ser um luxuoso centro comercial conta hoje com escritórios, ateliês e livraria com vocação para disseminar cultura, arte e design.
O espaço conta com palestras, debates, cursos, exibição de filmes e lançamentos de livros.
A Biblioteca Mário de Andrade vai além dos livros…um enorme acervo, conta com apresentações de música e teatro, palestras e cursos!
De museus a rodas de samba!
Euzinha na Praça Dom José Gaspar, pegando sol e energia num sábado qualquer
Deixe um comentário