Descrição
Pra morar e trabalhar: refúgio de 405m2 de área construída, quatro suítes, escritório independente, muita área verde, sol, luz e uma vista arrebatadora, na Vila Madalena
Estamos diante de mais uma daquelas gratas surpresas da Vila Madalena: de fora avistamos apenas uma casa térrea, singela aos olhos da rua. Mas é só atravessarmos o portão de entrada para um mundo amplo, verde e bucólico nos receber de braços abertos.
Uma casa, três pisos, inúmeras possibilidades e uma vista pra sonhar
Totalmente repaginada em 2011 pela atual proprietária, a casa teve projeto de reforma e ampliação do escritório 3 Arquitetos Associados.
O projeto teve como norte a implantação através do escalonamento de patamares dispostos ao longo do declive do terreno, de forma bastante inteligente.
A construção formalmente é composta por dois volumes interligados por uma caixa de vidro e estrutura metálica, e devido à sua implantação, possui um grande jardim lateral direito.
O volume principal, frontal, é solto dos alinhamentos laterais do terreno trapezoidal e organiza-se em três pavimentos; já o segundo volume localiza-se colado ao lainhameto posterior como uma edícula e possui apenas dois andares.
No piso de acesso à rua chegamos à garagem coberta para dois carros e logo após ela, um grande estúdio de 80m2 com cobertura em duas águas. Projetado inicialmente para ser o atelier da proprietária, artista plástica, este amplo espaço pode assumir inúmeras funções: de escritório à um grande espaço de convivência, possui granes janelões piso teto e uma varanda voltada para uma vista arrebatadora. Completam este espaço um lavabo e uma escada lateral esquerda, de serviço, que nos leva aos dois pisos abaixo.
Mas, se quando abrirmos a porta de acesso a casa, seguirmos direto pela escada principal, esta nos levará até o charmoso jardim, elemento vital do piso intermediário, para aonde todos os ambientes de voltam. Neste andar, luz e integração são as palavras da vez.
Aqui logo encontramos uma primeira suíte, que pode tanto abrigar um quarto de visitas quanto mais um escritório e uma boa lavanderia.
E se formos levados pelo jardim, chegamos a cozinha integrada com sala de jantar e living, que por sua vez nos leva a mais uma cerejinha do bolo…
Uma bela laje descoberta que faz as vezes da cobertura do volume anexo e que nos acolhe como um segundo jardim, perfeito pra tomar um sol da tarde, se derreter em uma espreguiçadeira e relaxar. A vista desta cobertura é arrebatadora e indescritível.
Acha que mais nada pode te surpreender? Ledo engano: o piso inferior, mais íntimo, ainda nos oferece boas surpresas…A começar pelo acesso!
Pra chegarmos lá temos duas opções: uma escada interna, implantada na intersecção do dois volumes e construída toda em serralheria e vidro, que parte da passarela de ligação entre o living e a laje. Ou, por uma escada externa no jardim lateral direito, que estende-se também ao nível abaixo.
A área íntima é dividida em duas porções: uma abaixo do volume principal composta por estar íntimo e uma suíte de apoio – também com entrada independente – , com grande portas de vidro e ferro voltadas para um grande jardim lateral direito E do outro lado, abaixo da laje descoberta encontramos as duas suítes principais com uma minicopa interligando-as. A suíte principal é composta também por um closet.
A reforma contemplou a modernização de toda a infraestrutura de hidráulica e elétrica, e a instalação de uma bela caixilharia de ferro. Os revestimentos também foram escolhidos a dedo: cimento queimado, granilite e piso de bambu, na área interna, e tijoleira, na área externa dão o tom do refúgio. A iluminação e a marcenaria não ficam atrás também – luminárias Reka – e arrematam com muito bom gosto os espaços.
Há equipamentos de ar condicionado tanto no estudio ao nível da rua, quanto no escritório um nível abaixo. Os demais espaços são abençoados por uma bela ventilação cruzada:)
Por fim, mas não menos importante: o paisagismo, de tirar o folego. E com a assinatura especial do consagrado paisagista Rodrigo Oliveira.
Por onde olhamos, somos contemplados por muitas plantas e grama, um oásis dentro de SP!
Localização tranquila, mas perto de tudo
Vila Madalena ou Sumarezinho? Ambos!
Esta casa está localizada num pedaço da zona oeste que dá margem para “acaloradas” discussões!
Fica no Sumarezinho, dirão alguns… que nada, estamos na Vila Madalena, retrucam outros… há até os que defendem que ali é Alto de Pinheiros, sem dúvida!
A verdade é que, seja o que for, a localização da casa é pra lá de conveniente. Até por estar na intersecção desses três lugares. Tem de tudo o que cada um oferece de bom.
Está perto das baladas da Vila, fica numa região tranquila, como em Alto de Pinheiros e tem a Heitor Penteado por perto, com seu comércio farto e boas opções de transporte público.
E ainda está a uma caminhada de 700 m até a estação Vila Madalena do metrô!
Vale a pena conferir!