Descrição
Apartamento de 91m2, com dois quartos no queridinho Tabafer, edifício icônico do grande arquiteto moderno Vilanova Artigas, em Pinheiros!
Um edifício assinado pelo grande nome de nossa arquitetura moderna paulistana: João Vilanova Artigas, autor de grande jóias modernistas como o Edifício Louveira e o prédio da FAU-USP.
E a localização? Não podia ser melhor…Na João Moura, a 500m equidistantes da estação Clínicas e a 600m da estação Oscar Freire. Pertinho de uma vida a pé bem convidativa, e ao lado da Praça Benedito Calixto!
Com uma fachada cega – assemelhando-se a outros projetos residenciais de sua autoria – encravada no meio de Pinheiros, na Rua João Moura, o Edifício Tabafer, projetado em 1958, até poderia passar despercebido aos olhos dos transeuntes, não fosse por sua charmosa marquise em concreto aparente projetando-se para a calçada: um verdadeiro convite para desbravar sua autêntica arquitetura.
Ainda no andar térreo, deslocando-se para o interior do edifício, encontramos um exuberante jardim nos fundos do terreno.
Além disso, como característica comum às obras de Artigas, o prédio possui um detalhe bastante moderno pra época: uma lavanderia coletiva na cobertura que pode ser utilizada por todos os moradores.
O prédio possui uma planta peculiar (e muito inteligente), com três apartamentos por andar que compartilham da mesma fachada envidraçada para o noroeste (quartos e salas)…No entanto, há duas plantas distintas em termos de tamanho e configuração…Das trinta residências ali implantadas, apenas dez desfrutam de 91m2, e uma configuração de planta fantástica, contando com banheiro e quarto de serviços que podem assumir novos usos mais atuais como escritório e lavabo respectivamente.
Este apartamento é um desses poucos apês maiores, implantado na esquina dos fundos do terreno. E o mais incrível…está com quase todos os revestimentos ainda originais conservados: dos tacos da sala e quartos, à cerâmica vermelha do piso da cozinha……um luxo só!
E o melhor de sua arquitetura, além de uma planta bastante ventilada e iluminada: os grandes janelões ideais, típicos desta época, que permitem uma abertura total do vão e uma maior entrada de luz e ventilação, em madeira natural.
A planta, bastante funcional e flexível, possui 91m2 distribuídos em: ampla sala, cozinha prática e iluminada – seguida de lavanderia, quarto de serviço e banheiro de serviço, dois grandes quartos com armários embutidos e um ótimo banheiro – com janelas para a fachada posterior e reformado recentemente – que atende a estes ambientes.
As instalações elétricas foram recém atualizadas pegando carona na atualização realizada em todo o condomínio. No entanto, a infra de hidráulica necessitam de atualização…assim como é possível atualizar a planta incorporando o quarto e banheiro de serviço a sala. Enfim, modificações necessárias a uma residência construída há quase 60 anos atrás…mas potencial não falta por aqui…dá pra deixar com a sua cara e ainda manter os ares modernos de uma fase de ouro da nossa arquitetura paulistana.
O apartamento não conta com vaga, porém, nesta localização, onde tudo está à mão, e com três estações de metro num raio de 700m, quem sabe o carro se torne obsoleto?
*peças gráficas retiradas do livro: ARTIGAS, Rosa. Vilanova Artigas. São Paulo: terceiro Nome, 2015
*somado ao valor do condomínio há uma taxa de obra de aproximadamente R$ 470,00 com previsão de encerramento em janeiro/2023.