Edifício Tabafer

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

O desconhecido Artigas de Pinheiros

 

Muitas pessoas que passam por Pinheiros não imaginam que lá existe um belíssimo exemplar da arquitetura moderna encravada no meio do bairro. O Edifício Tabafer foi projetado pelo renomado arquiteto João Batista Villanova Artigas e teve sua construção concluída em 1958. Localizado na Rua João Moura, essa edificação foi “engolida” por novos e altos empreendimentos contemporâneos erguidos no seu entorno nas últimas décadas. Talvez por este motivo, o Tabafer – com sua fachada cega, assemelhando-se a outros projetos residenciais do arquiteto – até pudesse passar despercebido aos olhos distraídos dos transeuntes, não fosse por sua charmosa marquise em concreto aparente projetando-se para a calçada: um verdadeiro convite para desbravar sua autêntica arquitetura.

Porém, é só adentrar por seus espaços para entender que estamos sim diante de um raro edifício residencial projetado pelo Artigas.

O projeto tira partido da inclinação do terreno para criar uma espécie de praça suspensa na lateral esquerda do prédio, em um pavimento acima do nível da entrada e do hall de elevadores. E é ali, a partir desta área comum, que se descortina uma de suas duas fachadas mais interessantes, impossível de ser observada ao nível da rua. É nesta fachada que podemos encontrar os elementos característicos de suas obras residenciais: grandes janelões até o teto nas áreas sociais e charmosas janelas ideais de madeira nas áreas privativas. Na fachada oposta, voltada para o leste e composta pelas circulações comuns, blocos vazados cimentícios compõem um belo mosaico que, com a exposição ao sol, criam delicadas sombras em direção à entrada dos apartamentos. Destacando-se do grande e único volume retangular que compõe a edificação, um pequeno corpo cilíndrico abriga a escada dos fundos. Ainda no primeiro andar, nos fundos do terreno, encontramos um exuberante jardim, que mais parece um oásis em meio ao concreto. O edifício tem dez andares de apartamentos, cada qual com aproximadamente 80m², dois quartos e uma planta funcional e flexível. Além desses, há mais dois apartamentos isolados construídos no 1º andar e no pavimento térreo, cuja implantação foi possibilitada em virtude do declive do terreno. Na cobertura, um detalhe que reflete a modernidade de seus ideais: uma lavanderia coletiva de onde se pode ter uma vista deslumbrante do bairro e avistar as torres da quase centenária Igreja do Calvário, localizada na Praça benedito Calixto. E a mais grata das surpresas: dali, do alto de Edifício Tabafer, entremeado pelo caos urbanos de grandes e inúmeras edificações, ainda se pode apreciar um belo e poético cair do sol em Pinheiros.

 

Ficha Técnica:

Nome – Edifício Tabafer

Ano – 1958

Projeto – Arquiteto João Villanova Artigas

Endereço – Rua João Moura, 942

 

Referência:

ARTIGAS, Rosa. Vilanova Artigas. São Paulo: terceiro Nome, 2015

 

Texto: Camila Raghi

Fotos: Carolina Mossin

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
João Batista Vilanova Artigas
Ano da Construção:
1958
Endereço
Rua João Moura, 942
COLABORE

Unidades disponíveis

Favoritar

Mais um Artigas pra cha...

Vendido

86 m2/ 2 Quartos / 2 Banheiros / 1 Vaga

× Como posso te ajudar?