logo

Conhecendo novos bairros…Bom Retiro

Voltar
Sem categoria

Conhecendo novos bairros…Bom Retiro

Eu sou nascido e criado na cidade de Santo André, no ABC paulista e, apesar de sempre ter mantido minha vida social e profissional em São Paulo, cidade da qual escolhi viver 6 anos atrás, meu conhecimento de certos bairros sempre foi bastante limitado ao circuito Av. Paulista e arredores.

Quando eu e meu ex-parceiro resolvemos morar juntos, escolhemos a Bela Vista como local do nosso novo refúgio urbano.

Já era um bairro que eu conhecia bem e gostava, tinha uma vida social noturna bacana e perto da Av. Paulista, local que sempre gostei bastante de frequentar.

O tempo passou, meu relacionamento teve fim no início de 2018 e tínhamos um apartamento para resolver na partilha dos bens. Acabei comprando a parte dele e ainda morei por mais 2 anos no bairro, mas sempre sentia que precisava sair dali, apesar de amar o meu refúgio.

Respirar novos ares, mudar de ambiente e fazer a vida fluir novamente, me parecia o certo a fazer.

Vendi o apartamento e comecei a busca por um novo lar. O bairro da Pompéia era o escolhido quase certo, até que… entrei no último apartamento de uma séria de 6 visitas em um sábado de manhã.

O apartamento era excelente, piso de taco reformado, janelão do chão ao teto na sala, 2 quartos com ventilação e luz natural entrando por generosas janelas, boa distribuição com possibilidade de alteração da planta, derrubando paredes para integrar a cozinha e sala.

Rua Três Rios

Rua Três Rios

E tudo isso distribuído em espaçosos 106m². O coração balançou, mas o apartamento ficava no Bom Retiro, bairro do qual não conhecia nada além da Rua José Paulino.

Pensei, pensei e pensei até que escolhi arriscar e dar uma chance para o bairro. O espaço do apartamento e o janelão da sala foram cruciais para minha escolha. O local foi secundário, lidaria com ele depois.

E FOI A MELHOR DECISÃO QUE TOMEI!!

Não demorou muito e fui me apaixonando. Com ruas arborizadas, boa quantidade de comércio de rua, mercados, gente caminhando, seguro e aprazível, o Bom Retiro foi uma agradável surpresa.

Se me perguntassem nove meses atrás o que eu achava do Bom Retiro, eu certamente diria que é um bom lugar para fazer compras, morar não me passava pela mente.

Memorial da Imigração Judaica

Mas isso por puro desconhecimento de um bairro que já foi eleito o mais diverso e descolado do mundo, abrigando judeus, coreanos, bolivianos, chineses e brasileiros, vivendo em harmonia.

Com excelentes padarias, restaurantes bolivianos, gregos, búlgaros, paraguaios, coreanos, chineses, botecos, bares, hamburguerias descoladas, cafés modernosos e muito mais.

Cada esquina uma surpresa, a cada rua um novo mundo fazendo ruir todo meu desconhecimento.

Hoje eu sou um forte defensor do bairro que escolhi viver e recomendo que todos frequentem esse, que é o mais diversificado, pedacinho de São Paulo.

A Bela Vista segue amada e minha paixão pelo bairro só aumenta, mas o Bom Retiro ganhou um refúgio cativo em um dos ventrículos do meu coração!

Venham conhecer, não se arrependerão!

compartilhe

sobre o autor

Fernando Oliveira

Formado em Tecnologia Química, nunca trabalhou na sua área de formação. Após o término do curso foi morar 2 anos e meio no exterior, divididos entre 2 anos nos Estados Unidos e mais 6 meses no C...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 98203-0294
fernando@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?