logo

Bairros de São Paulo

Situada em uma das regiões mais importantes da cidade de São Paulo, (zona oeste), a Vila Leopoldina é um bairro moderno que passou por grandes transformações ao longo de sua história até chegar ao dias atuais.

No século XIX, esta região fazia parte de um sítio, chamado de Emboçoava, e já no início do século XX uma empresa que tinha comprado as terras em torno do rio Tietê, decidiu investir na contratação de barcos que levariam possíveis futuros investidores até as áreas.

A ação gerou o primeiro grande loteamento da região promovido pela empresa E. Ricther & Company. É interessante saber  a origem deste nome, dado em homenagem a uma sócia desta empresa, Leopoldina Kleeberg.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP), um dos prédios mais emblemáticos do bairro, merece um capítulo especial. Não à toa foi escolhido como símbolo para ilustra-lo em nosso site.

Ele é parte fundamental no crescimento e desenvolvimento da região. Sua construção em 1969, oriunda da fusão entre o Centro Estadual de Abastecimento (CEASA) e a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CAGESP), ambas mantidas pelo Estado de São Paulo, acelerou e impulsionou o desenvolvimento econômico da região. Sua instauração foi capaz de aumentar a visibilidade da região levando trabalhadores e empresários a investir nos arredores.

As construtoras viram então na região uma vantagem, afinal, negociar espaços amplos no mesmo local e com poucos vendedores valia mais a pena do que empreender isoladamente por toda a cidade.

A localização estratégica é outro ponto que joga a favor da Vila Leopoldina.

Com acesso às rodovias mais importantes da cidade, Tietê e Pinheiros, o bairro ainda está próximo de uma das maiores faculdades do país, a USP. Além disso, em 1994, foi inaugurado nas proximidades, o Parque Villa-Lobos, um dos maiores cartões postais e pulmões verdes da cidade, ponto de encontro, lazer e saúde da zona oeste paulistana.

Em relação ao transporte público, quem circula pelo local é atendido por quatro estações da CPTM: Imperatriz Leopoldina e Domingos de Moraes, pela Linha 8 – Diamante; Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré, com a Linha 9 – Esmeralda.

E assim se iniciou a construção de condomínios de alto padrão na região que se consolidou como uma das áreas mais nobres e importantes de São Paulo.

Por tudo isso, a Vila Leopoldina tem recebido cada vez mais visitantes e novos moradores. Temos observado uma demanda crescente por moradias na região, bem como por opções de serviços, lazer, cultura, e claro, gastronomia, que atendam aos vila leopoldinenses e seus fãs.

Seja por sua área verde, pelos seus novos e belos empreendimentos, pela crescente vida de bairro ou pelos mais belos pôr do sol de São Paulo, a Vila Leopoldina vem atraindo cada vez mais moradores que buscam verdadeiros refúgios urbanos.

Imóveis Relacionados

Aguarde...

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?