Descrição
Apartamento único no icônico Edifício Anchieta, super reformado e com 104 m²: 2 suítes, living integrado à cozinha, varanda, lavabo e 1 vaga.
O apartamento
Adquirido em 2021, após uma primeira reforma, o projeto ganhou nova configuração, a partir de um projeto super elaborado pelo escritório Firma Arquitetura.
O apartamento, que contava com 3 dormitórios e uma suíte, hoje possui 2 suítes mais um lavabo e o grande destaque: uma espécie de varanda interna! Este espaço foi constituído a partir da elevação do piso, a um nível confortável de peitoril, que permite desfrutar a vista livre de um andar alto.
Os acabamentos também foram substituídos, apenas os tacos foram mantidos.
As áreas molhadas ganharam um piso cimentício de granilite.
O lavabo foi totalmente revestido como piso emborrachado preto, destinado áreas de alto tráfego e que, além de uma inovação estética, também apresentam durabilidade muito maior.
A cozinha também foi totalmente integrada ao living, possui uma bancada em aço inoxidável, desenhada sob medida para o espaço e se conecta perfeitamente com a marcenaria, garantindo uma continuidade harmônica, desde a lavanderia até o living, ocultando o lavabo, sob ela também. Vale ressaltar que o eletrodomésticos (da cozinha) permanecerão no apartamento.
Os dormitórios ganharam novo acesso, através da varanda interna, com novas portas de serralheira e vidro.
Um dos dormitórios ganhou um mezanino, que explora o “pé-direito” altíssimo de 3.30m.
O outro dormitório é a suíte máster, composta pela união de dois dormitórios, um deles utilizado como closet e também como escritório, além de possuir acesso ao banheiro, resguardando o espaço de dormir.
É importante mencionar a lavanderia que apesar de compacta é extremamente funcional.
O apartamento também conta com aparelhos de ar-condicionado, aquecedor à gás e, óbvio, as hidráulicas e elétricas foram completamente renovadas.
O projeto completo pode ser conferido neste link, do site Archdaily, onde foi publicado, incluindo plantas, fotos e mais informações.
Um diferencial desta unidade é a presença de vaga também, uma verdadeira raridade no prédio.
O prédio
Projetado no início da década de 40, ainda pelos dois irmãos Milton e Marcelo, que depois formariam o escritório MMM Roberto, em sociedade com o terceiro irmão Maurício Roberto. O Edifício Anchieta foi construído entre os anos de 1941 e em 1943, encomendado pelo IAPAS – Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social.
O projeto é um clássico modernista, suspenso por pilotis e com um terraço jardim na cobertura, onde foi construído também um salão de festas.
A fachada principal possui aberturas lineares, que se alternam em janelões piso teto e vedação revestida por placas de mármore ou pastilhas.
O prédio, em formato de “L”, foi implantado no centro do lote, criando um pátio interno destinado ao lazer das crianças, para o qual estão voltados os setores de serviços das unidades, assim como os eixos de circulação verticais, incluindo as escadas e elevadores. Abaixo deste pavimento está a garagem, iluminada através de estruturas sinuosas, com cobogós em suas laterais.
A localização
O Edifício Anchieta foi construído em um lote na penúltima quadra da Avenida Paulista, que se estende desde a esquina da Avenida Angélica até a da Rua da Consolação, esta última conhecida pelo Bar e Restaurante Riviera, que nela está instalado desde 1949. Uma localização ímpar que dispensa apresentações, no encontro dos bairros Higienópolis, Jardins, Consolação e Bela Vista, um verdadeiro exemplo do morar cosmopolita, que só São Paulo pode oferecer.