Descrição
Apartamento no último andar do icônico Edifício Anchieta, o primeiro prédio construído na Avenida Paulista. Possui 117 m2 de área útil, distribuídos em: 3 dormitórios, sala para 2 ambientes e varanda, banheiro social, copa, cozinha, lavanderia, dormitório e banheiro de serviço.
O apartamento
Posicionada no último andar, esta unidade é uma das poucas que possuem varanda no prédio e ainda possui uma condição privilegiada, pela altura, que garante muita iluminação natural e vista de longo alcance – desde a Avenida Paulista até o Pacaembu, com a serra ao fundo.
Habitado por apenas duas famílias, desde a construção, este apartamento passou por uma única reforma nos anos 70 e preserva todos os elementos dessa época, incluindo os lambris de madeira, forro de acrílico, painéis de fórmica…
A planta foi pouco modificada, mantendo a configuração inicial, com 3 dormitórios, atendidos por um banheiro social. A sala possui acesso à varanda, um espaço versátil que permite muitas possibilidades de uso. O setor de serviços é composto pela cozinha, copa, lavanderia, dormitório e banheiro de serviço.
O apartamento não possui vaga, porém, existe uma garagem no prédio e é possível alugar vagas, mediante disponibilidade.
O prédio
Projetado no início da década de 40, ainda pelos dois irmãos Milton e Marcelo, que depois formariam o escritório MMM Roberto, em sociedade com o terceiro irmão Maurício Roberto. O Edifício Anchieta foi construído entre os anos de 1941 e em 1943, encomendado pelo IAPAS – Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social.
O projeto é um clássico modernista, suspenso por pilotis e com um terraço jardim na cobertura, onde foi construído também um salão de festas. A fachada principal possui aberturas lineares, que se alternam em janelões piso teto e vedação revestida por placas de mármore ou pastilhas.
O prédio, em formato de “L”, foi implantado no centro do lote, criando um pátio interno destinado ao lazer das crianças, para o qual estão voltados os setores de serviços das unidades, assim como os eixos de circulação verticais, incluindo as escadas e elevadores. Abaixo deste pavimento está a garagem, iluminada através de estruturas sinuosas, com cobogós em suas laterais.
A localização
O Edifício Anchieta foi construído em um lote na penúltima quadra da Avenida Paulista, que se estende desde a esquina da Avenida Angélica até a da Rua da Consolação, esta última conhecida pelo Bar e Restaurante Riviera, que nela está instalado desde 1949. Uma localização ímpar que dispensa apresentações, no encontro dos bairros Higienópolis, Jardins, Consolação e Bela Vista, um verdadeiro exemplo do morar cosmopolita, que só São Paulo pode oferecer.