Na rua onde moro… Edifício Gracia!
VoltarNa rua onde moro…
Moro na Alameda dos Anapurus e como vizinho tenho o Edifício Gracia, situado na esquina da Av. Moema.
O instigante Edifício Gracia… Abandonado? Largado? Mal assombrado? Que nada! Amado, cobiço, fotografado, desejado e principalmente inacessível!
Atualmente a história e por que não dizer o futuro e destino deste prédio passam pelo “quase” mono proprietário Sr. Hugo Noya.
Explicações e histórias contadas pelo Sr. Hugo:
O Edifício Gracia, um dos primeiros de Moema, foi construído em 1952, assim como os 03 outros prédios de suas esquinas.
Originalmente ele tinha a cor da fachada Amarelo Imperial, a mesma cor do Museo do Ipiranga e as janelas verde escuro inglês. Foi restaurado nos anos 70, mas reformas mal feitas o deterioraram e tiraram sua cor original:(
O Sr. Hugo, argentino e viúvo, mora no edifício desde meados dos anos 70, chegou como inquilino e foi comprando todos os apartamentos, o último comprado foi há oito anos, falta apenas um dos apartamentos, atualmente de uma antiga moradora que não vende de forma alguma. São 06 apartamentos de 70 metros, sendo que dois ficam no térreo.
O Sr. Hugo é abordado todos os dias por construtores e investidores que querem “retroflitar” o prédio, ele nega, conta que seu sossego e sua solidão não tem preço, ele mora em um dos apartamentos e faz de uso de outro para sua biblioteca e local para guardar suas inúmeras obras e objetos de arte.
Amo visita-lo! Por mais que eu queira ver o Edifício Gracia reformado, entendo o Sr. Hugo, adoro ouvi-lo contar histórias sobre o meu bairro, de como por exemplo na época em que haviam chácaras agrícolas por aqui!
Prometi para o Sr. Hugo lutar para que o cobiçado Edifício Garcia jamais seja derrubado. Oremos!!!
- Al dos Anapurus com Av. Moema.
sobre o autor
Juliana FranciscoCorretora Associada
Paulistana, ama contar que nasceu a alguns metros da Av. Paulista, um de seus lugares preferidos em São Paulo. Descendente de árabes, acredita que seu amor pelos bons negócios está no sangue. Mã...
Leia mais
Tel/Whatsapp:
+55 11 99263-5582
[email protected]
Que materia mais elucidativa e memorável! Parabéns. Morei neste prédio, mais precisamente no apartamento 5 com meus pais, 3 irmãos e minha tia por mais de 16 anos, e posso seguramente falar, pois éramos o vizinho de porta do Sr. Hugo, que ali realmente foi o melhor lugar que vivi, apesar da metragem e pouco espaço, nada disso abreviou a nossa felicidade e privilégio de ter morado no Edifício Gracia por esses anos maravilhosos (década de 80 e parte da 90). FOMOS FELIZES e SABÍAMOS…
Que materia mais elucidativa e memorável! Morei neste prédio, mais precisamente no apartamento 5 com meus pais, 3 irmãos e minha tia por mais de 16 anos, e posso seguramente falar, pois éramos o vizinho de porta do Sr. Hugo, que ali realmente foi o melhor lugar que vivi, apesar da metragem e pouco espaço, nada disso abreviou a nossa felicidade e privilégio de ter morado no Edifício Gracia ao longo desses anos maravilhosos (década de 80 e parte da 90). FOMOS FELIZES e SABÍAMOS…
Adorei seu relato. Sou arquiteta e trabalho com Retrofit, sonho em restaurar este edifício sem mexer em nenhuma de suas características. Seria um sacrilégio!
Mas vejo que é algo bem difícil pela resistência do Sr Hugo. Apesar de compeendê-lo temo que preservar sem cuidar pode ser tão perigoso quanto para a nossa memória.
E temo mais ainda pq um edifício na outra esquina já está tapumado…
Alio-me ao seu comentário e promessa feita para o Sr. Hugo, de lutar para que a cobiçada joia – o Edifício Garcia – nunca seja derrubado. Esse, e outros poucos edifícios e construções da região, podem contar a história do bairro. São parte da memória arquitetônica da cidade.
JUUUUUU….Finalmente fiquei sabendo a realidade deste precioso edifício ao lado livraria da Vila .
Amei conhecer. Grata
Beijão
Helena