Sobre caminhos

Voltar
por Fernanda Manzotti
Penso sobre a relação que estabeleci com São Paulo através do transporte público. 701U-Butantã USP – essa foi a primeira linha de ônibus que me levou pela cidade. Tinha cara de casa.
Estudar no centro da cidade me trouxe mais para perto da realidade urbana. E o cotidiano como pedestre se tornou uma escolha de vida.
É um ponto de vista singular, uma escala mais apreciativa. Com o metrô as distâncias são relativas: zona norte a zona sul em quarenta minutos pela linha mais antiga da malha ferroviária da cidade.
Quantos livros ocuparam o tempo do trajeto gerando o hábito da leitura diária. O bilhete único que passa a ter o mesmo valor do que as chaves de casa.
Na bolsa mantenho o kit para São Paulo: guarda chuva, lenço, fone de ouvido, garrafa de água e barrinha de cereal.
Saindo de casa entro no modo da rua: andar mais firme, mais atenção no fluxo de pessoas, tempo do semáforo, o lado da escada rolante que denuncia
quando se está com pressa, aquela acelerada para aproveitar o metrô na plataforma, sem contar o lugar favorito para sentar.
Para circular existe um trejeito, são códigos de conduta não ditos mas imprescindíveis para o fluxo intenso da cidade continuar em movimento.
Nota-se distintamente a pessoa que não está familiarizada. E é nesse momento que reflito também sobre a complexidade da dinâmica: ela nos prepara para o improviso.
A constante necessidade de se readequar a situação. Amadurece e conscientiza nosso estilo de vida e como você se relaciona com o que e quem está a sua volta. Parte do meu crescimento pessoal e consciência coletiva tem relação direta com a vida de pedestre que estabeleci com a cidade ao longo dos anos. Que sorte a minha.

compartilhe

sobre o autor

Fernanda ManzottiCorretora Associada

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com extensão acadêmica da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. Grande parte da sua vida profissional foi focada...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 98727-7265
fernandams@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?