Sincronia

Voltar
por Cris Carrazedo

Desde que me mudei para Santos, namorava aquelas canoas havaianas da orla.

Uma galera alto astral, entrando e saindo do mar. Uma energia ao ouvir aqueles gritos de “HIP – HO” (código utilizado para mudar a remada de lado).

Eu estava grávida e pensava: “quando nascer o baby, acho que vou tentar uma aula. Mas, será? Parece algo tão exaustivo, em alto mar, um pessoal forte. Será que dou conta?”

Bom, lá fui eu me arriscar.

Para mim, que sou de São Paulo, foi uma experiência surreal, por alguns motivos:

O primeiro deles foi uma certa confusão mental que se instalou em mim. Calma que eu explico: uma manhã maravilhosa de sol, em plena quarta-feira, eu ali em frente ao mar, embarcando em uma canoa, com um pessoal felizão e ainda com direito a uma vista espetacular. Seria aquilo verdade? Estava eu de férias? Vai um tempo até nossa mente processar que é uma quarta-feira “normal” de trabalho. Depois do treino eu tomaria um banho e seguiria para a labuta.

O segundo motivo é o quão democrático esse esporte é. Você não precisa ser um atleta, basta estar aberto para algo diferente. Cansou de remar? É só remar mais leve. Não aguenta nem remar mais leve? Tudo bem, dá uma pausa enquanto o pessoal continua remando, isso não atrapalha a equipe. Não sabe nadar? Sem problemas, a canoa não vira e você ainda pode ir de colete salva vidas para se sentir mais seguro.

E o que tudo isso tem a ver com “sincronia”, o título deste texto?!

Tem, absolutamente, tudo a ver, pois, a única coisa que o treinador nos pede em uma primeira aula é, justamente, sincronia. Não é necessário fazer força, ter rapidez ou fazer um movimento perfeito, mas é sim imprescindível que você tenha sincronia com os demais remadores. Colocar e tirar o remo da água no mesmo compasso. A única situação que pode atrapalhar o avançar da canoa, é a falta de sincronia entre os remadores.

Trazendo isso para o aspecto profissional e pessoal, acredito que temos aí uma boa reflexão. O que pode atrapalhar o avançar de uma equipe? O que pode atrapalhar o avançar de uma amizade, de um relacionamento? Uma das principais causas, pode sim, ser a falta de sincronia. Sincronia de objetivos, de pensamento e a percepção de que remar junto e em sincronia é mais eficaz. Manter a sincronia é se despir de egoísmo e pensar no todo, para assim, colocar essa canoa da vida para avançar!

 

 

compartilhe

sobre o autor

Cris CarrazedoCorretora Associada

Formada em Direito, um dos trabalhos que mais a marcou durante a faculdade foi a atuação em uma ONG focada em prestar serviços jurídicos e psicológicos à mulheres encarceradas. Os atendimentos a...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 13 99624-3573
cris@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?