Quando um prédio tem muito requinte nos detalhes, a gente sempre desconfia que ali possa ter havido um proprietário ilustre.
Foi o caso deste predinho de três andares em Higienopolis.
Por fora, ele passa completamente despercebido…com linha retas e nenhum detalhe chamativo em sua fachada.
Já por dentro…o refinamento nos desenhos e elementos que compõem o hall nos fizeram pensar que por ali poderia estar escondida e esquecida uma linda história.
Como Arqueólogos da Arquitetura de SP que somos, esse mistério precisava ser desvendado.
E foi assim que, olhando as plantas originais da prefeitura, descobrimos a assinatura da primeira proprietária do prédio: Guiomar Novaes.
Para quem não a conhece, Guiomar foi vizinha de Monteiro Lobato em São Paulo e o inspirou na criação da personagem “Narizinho”, do Sítio do Picapau Amarelo.
Já adolescente foi aluna de , demonstrando um talento musical e sensibilidade únicos.
Estes elementos de sua personalidade, tão sofisticada e delicada, não poderiam faltar nas linhas de construção desse predinho.
Entrar no edifício é como voltar no tempo. Dá para sentir a “poesia” nas paredes de Vidrotil ou no piso de granilite, com motivos que remetem a Belle Époque.
Porém, descobrir a historia por si só não seria suficiente.
Nosso papel era deixa-la clara e exposta para sempre.
Foi assim que contatamos um antigo artesão, que ainda faz placas de esmalte como as que se faziam antigamente. Daquelas que eram penduradas nas esquinas com os nomes das ruas.
O resto você pode ver na foto a cima.
A placa foi doada ao prédio para que sempre mais pessoas possam conhecer e se apropriar destas memórias.