Meu Refúgio Urbano #3 Vida, para onde você irá me levar?

Existem muitas maneiras de se perceber um bairro quando andamos pela sua vizinhança. A estrutura das ruas. Os transeuntes pelas calçadas. Se há mais casas do que prédios construídos pelos quarteirões.

Os silêncios e as bagunças da vida cotidiana. Bares? Restaurante? Parques!

Esses pequenos detalhes dizem muito sobre alguém que escolhe o seu território para se ocupar no mundo. E construir. E moldar o seu destino.

Por vezes essa atmosfera do bairro pode ser puro contraste, sabemos bem, mas não seria o caso do Refúgio da nossa cliente Mariana, que atualmente vive no TICO mais queridinho de SP:

O da Rua Ribeiro do Vale; também conhecido por hospedar uma das nossas lojas da Refúgios Urbanos aqui na capital.

Mas para trazer um pouco mais de sentido sobre os porquês e os caminhos de Mariana até encontrar o seu Refúgio Urbano conosco, é imprescindível que falemos um pouquinho mais sobre a sua trajetória de vida antes de qualquer coisa.

 

 

Vida, sua danada, para onde você irá me levar?

Canceriana de carteirinha e nascida em Taubaté, Mariana morou até os 10 anos no interior do estado de SP e sempre esteve rodeada pelos afetos da família e pela tranquilidade de uma cidade pequena.

Após algumas decisões no planejamento familiar, sua mãe e seu padrasto decidiram se mudar para a capital e, desde então, o bairro de Moema foi o seu porto, entre idas e vindas para a casa da avó, em Pindamonhangaba.

Depois de grandinha, e com uma mudança brusca para a Suíça com a família (e outra para Los Angeles), muito das suas rotinas também foram se transformando ao longo do caminho.

A realidade de outros países, o choque de culturas, vivenciar uma vida “business woman”, como a própria se definiu quando trabalhou para uma multinacional no exterior, e tantos outros pontos colaboraram para definir e moldar a sua personalidade atual.

Tempos mais tarde, quando retornou ao Brasil, percebeu que algo a invocava para o novo, para se reconectar com suas próprias raízes, para aquilo que vibrava o seu coração.

Aqui se formou em Comunicação e Multimeios pela PUC e, alguns anos passado, acabou entrando para o ramo do marketing, com a especialidade voltada para a arquitetura – e é aqui que a nossa pequena jornada começa!

 

 

 

Quando Mariana decidiu ter um cantinho para chamar de seu, não deu outra: a Refúgios Urbanos já era a sua imobiliária favorita <3, e já chegou junto com a gente!

Nesse mesmo período, suas amigas também estavam passando pela mesma busca. E nada do que Mariana via ou visitava com elas fazia o seu coração bater mais forte.

E o que buscar numa hora dessas? Porque não é somente sobre “comprar uma casa”, mas também sobre adquirir algo que te faça maior, acolhido do cotidiano. A extensão do seu próprio mundo… e Mariana buscava justamente este lugar.

 

 

Quando a nossa corretora associada Marianna Sergio (olhe os sinais da vida rs) subiu o anúncio do TICO em nosso site, um dos empreendimentos do Rafael Fiorotto, Mariana simplesmente ficou maravilhada.

“Demorou um pouco para entender que o que eu buscava não era exatamente um apartamento padrão, mas algo que me remetesse a essa reconexão com a vida interiorana, ao resgate de minha identidade familiar, para aquilo que me fizesse sentir dentro de casa, um carinho de família. E olha para aquele anúncio, eu já sentia todo este turbilhão de sentimentos”.

 

O apartamento ainda na planta, só esperando a Mariana chegar

Um TICO para chamar de meu!

 

 

Antes de mais nada, a rua Ribeiro do Vale tem um ar de vida no interior, com pouquíssimos prédios ao redor. Calçadas mais tranquilas.

Uma padaria gostosa na esquina. Nem preciso explicar muito sobre o que a Mariana sentiu ao chegar na região, correto?

Corretíssimo! E o highlight da visita? O próprio predinho TICO!

 

Hem söt man / Home sweet home / Lar doce lar

Burocracias. Papéis. Tomadas de decisões. Algumas etapas para se comprar um imóvel são praticamente impossíveis de pularmos, mas quando finalizadas, aaaah! Aí sim!

Chegamos naquele momento mais precioso da ansiedade: dar forma e vida para que aquele espaço ali seja o seu cantinho, o seu infinito particular. <3

 

 

 

Mariana também tem os seus segredos e, antes de voltar para o Brasil, foi uma garota por seriados de TV (cadê os fãs de Friends? rs).

E o que isso tem a ver com a decoração de sua casita? Muitas coisas!

Antes mesmo de tomar a decisão e se mudar para lá, ela já vinha montando e dando forma a sua morada, salvando fotos do Pinterest, namorando móveis e os decorados da MUMA, Urban Arts e Casa Mind, e também se baseando no decorado da TICO para dar vida ao seu próprio sonho.

 

 

Logo quando entramos no apartamento, já fomos catapultados por aquele sentimento de “lar doce lar”, de que ali vivia uma pessoa muito feliz e protegida pelo seu mundo.

Lembra da história no início sobre a família, o afeto, do carinho entre os amigos? Mariana conseguiu imprimir exatamente esse feito em todo o decorado da casa.

 

 

A mesa de jantar, por exemplo, foi pensada nos estofados da avó, com a sua famigerada “palhinha” nos assentos, nos remetendo àquele lugar clássico, do cafezinho com bolo da tarde, mas sem fugir do toque contemporâneo em seu design.

Já o sofá é a grande majestade da sala, pois se um lugar pede conforto e calor humano, por que este móvel haveria de ser diferente?

“Meus amigos frequentam minha casa quase todos os dias e queria recebê-los da forma mais carinhosa possível”, disse Mariana enquanto me apontava também para sua raque MUMA e falava de cada detalhe de seus bibelôs, discos de vinis, livros de museus e lugares que visitou pelo mundo.

 

 

Já o quarto é uma sensação à parte: macio de olhar! Estranho? Nem um pouco! Se olharmos com atenção na textura da colcha, nas cores escolhidas para o quarto (de rosa-flamingo aos diversos tons de verde – sua cor favorita ever!), no toque delicado com a foto da Dolly Parton, Jane Fonda e Lily Tomlin, do seu filme favorito 9 to 5, Como Eliminar Seu Chefe.

Cada detalhe deste universo conta um pouquinho sobre a sua trajetória – aliás, mulheres fortes sempre foram sua inspiração na vida e estão em todos os cantos da sua casa para lembrá-la de sua potência diariamente.

 

 

Final, ou começo feliz? Ãhn?

Ah! Falando em mulheres fortes, nesse dia da visita na casa, também conhecemos a Barbara: sua melhor amiga e atual companheira, suuuuper querida, pois não bastava ser recebido apenas por uma pessoa maravilhosa, não é mesmo?

Hoje, as duas pensam em morar juntas. E agora estão, aos poucos, remodelando alguns aspectos da decoração do apartamento para que tenham suas carinhas – para não dizer que já dá para ver uma história à dois ali dentro acontecendo… <3

 

 

 

Coincidências? Acreditamos nelas, claro! Mas muitas vezes a vida dá os seus nós para que encontremos à nossa maneira de vibrar o mundo, de atrair os nossos maiores desejos.

E nada desta história contada aqui pela Mariana sentimos que foi pelo acaso. As conexões existem, e sempre nos levará para o melhor dos caminhos do mundo. Dos melhores afetos.

E olha só: também para encontrar o seu Refúgio Urbano!

 

Tags: arquitetura, decoração, design, predinho, refúgio

Artigos relacionados

Meu Refúgio Urbano #10

Em Uma Janela do Ed. Cícero Prado!

Meu Refúgio Urbano #9

O sonho se chama “QUINTAL”!

Meu Refúgio Urbano #8

Era Uma Vez Um Apartamento

× Como posso te ajudar?