Meu Refúgio Urbano #8 Era Uma Vez Um Apartamento

Essa é uma daquelas histórias dignas de “Conto de Fadas”.
No nosso caso, a princesa é o clássico “apartamento detonado que ninguém quer comprar”.
A fada-madrinha é um casal de arquitetos, com dois filhos pequenos, que sonhava com mais espaço para a família.
E o cenário é um predinho dos anos 50 no bairro da Aclimação, em São Paulo.

Hall do Predinho dos Anos 50

Era Uma Vez

Andre e Giovana já eram moradores do bairro, viviam em um apartamento que também havia sido reformado pelo casal, porém em outro momento de vida – a vida antes dos filhos. Precisavam agora de mais espaço – para brincar, para trabalhar, uma lavanderia maior e uma cozinha que pudessem fechar quando não estivesse arrumada. Sabe como é!
Era o ano de 2019, as crianças estavam com 5 e 2 anos, quando decidiram fazer o famoso “troca-troca”: vender o imóvel atual para comprar outro! Mas, arquitetos que são, é claro que iriam aproveitar pra reformar e deixar tudo do seu jeito. Você pode conhecer os projetos do escritório da Giovana Avancini aqui: Estúdio Topazio.
Encontraram então o candidato perfeito: um apê muito amplo, com 120m², um delicioso sol da manhã, janelões, vista livre e, o melhor, precisando de uma reforma total! Negócio fechado, foi partir para o projeto e em janeiro/2020 começou o quebra-quebra.

Demolição das paredes existentes

Fazendo Mágica

O apartamento tinha uma planta padrão da década de 50. Do lado mais ensolarado ficavam a sala e os 2 quartos, do outro o banheiro (apenas 1), a cozinha e a lavanderia – com quarto e banheiro de serviço.
E o resultado final após a reforma? Sala de estar e jantar, hall e lavabo, escritório, cozinha, lavanderia e 2 suítes! Impressionante.
A mudança mais importante foi a alteração de posição da cozinha para o centro do apartamento. Como principal espaço de convivência, é de fato a área centralizadora da casa. Na nova posição ganhou mais luminosidade e integração com a sala e o escritório. Toda essa integração visual ajudava também na hora de vigiar as crianças, dá sempre pra espiar por onde estão! Mas, quando necessário, portas de correr entram em ação e a cozinha pode ser completamente fechada do restante do ambiente, e esconder a bagunça.

Planta do apartamento antes e depois

Varanda sem Varanda

Quando pensavam no apartamento ideal, uma varanda sempre parecia uma boa ideia. Mas na prática só encontravam varandas muito pequenas ou que acabavam comprometendo uma área importante do apartamento. Queriam um espaço bom para as crianças brincarem em casa, já que haviam optado por um prédio sem “área de lazer” – apesar de utilizarem bastante na região o Parque da Aclimação e o Clube Ipê.
A solução? Criar uma varanda, sem varanda!
Como foi feito? Toda a área da sala de jantar, escritório e cozinha, que ficam próximas às enormes janelas, foram impermeabilizadas e revestidas com piso em marmorite – resistente à água, ao contrário da madeira utilizada no restante dos ambientes.
Desta forma estes espaços puderam ser utilizados como um “quintal”, com muitos vasos de plantas e com direito até a brincadeira de escorregar no sabão!

Sala de Jantar / Varanda

Vida Real

Apesar de todo este “Conto de Fadas” do apê, nossa história também teve seus percalços da vida real.
Como sabemos, em Março/2020 a pandemia pegou em cheio a obra do apartamento em fase de acabamentos e marcenaria. A família, que havia vendido seu imóvel anterior, estava morando com os pais do Andre. Para resguarda-los neste período delicado, optaram por ir para um local temporário (AirBnb) e seguiram tocando a obra como puderam até conseguirem se mudar.
Apenas 2 meses depois, Andre foi transferido no trabalho para Belo Horizonte. E com as viagens dificultadas pela pandemia em curso, Giovana e as crianças se mudam para BH também, 2 meses depois.
Ou seja, acabaram vivendo pouquíssimo tempo no apartamento após a reforma, visitavam em férias e finais de semana. O período mais longo que passaram nele foi quando tiveram COVID e a família toda ficou em quarentena no apartamento – foi quando colocaram em prática a brincadeira de escorregar no sabão no piso de marmorite.

Sala de Estar

Príncipe Encantado

A mudança de cidade acabou se tornando permanente, então Andre e Giovana procuraram a Refúgios Urbanos para encontrar um novo “príncipe encantado” para sua “Cinderela”. Nossa sócia Ana Shaida cuidou de tudo com muito carinho, e pretendentes não faltaram… Em pouco tempo este conto finalmente chegou ao seu final feliz – apartamento vendido!
A reforma transformou o imóvel em objeto de desejo. A disposição dos ambientes, soluções, acabamentos, elevaram o imóvel e trouxeram uma nova vida para este espaço – que se tornou um incrível Refúgio Urbano. Veja mais na galeria de imagens!
    #gallery-1 { margin: auto; } #gallery-1 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 33%; } #gallery-1 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-1 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Tags: arquitetura, decoração, design, histórias, imóveis, meu refúgio, predinho, refúgios urbanos

Artigos relacionados

Meu Refúgio Urbano #10

Em Uma Janela do Ed. Cícero Prado!

Meu Refúgio Urbano #9

O sonho se chama “QUINTAL”!

Meu Refúgio Urbano #7

Nascido para o Meu Refúgio

× Como posso te ajudar?