Meu Refúgio Urbano #2 Esquece o Mundo Lá Fora

Zona Oeste de São Paulo
Bairro Pinheiros
Rua Artur de Azevedo
Edifício Iracema
Chegamos!

Lá fora, “o caos”, alguns diriam…

Do lado de dentro, a atmosfera muda completamente: a luz filtrada pelas cortinas de voil azul, o cheiro de couro, de madeira e muitas obras de arte pelas paredes…

 

O que define um Refúgio Urbano?

Em uma cidade tão diversa como São Paulo, existem Refúgios tão variados quanto podemos imaginar. O ponto em comum talvez seja a capacidade de criar uma atmosfera acolhedora, em contraste com o mundo lá de fora.

É exatamente essa a sensação que temos ao entrar no Refúgio de Joel e Fabien.

Eles conheceram a Refúgios Urbanos frequentando o cinema de rua tão querido do bairro de Pinheiros – o Cine Sala! Moravam felizes em um apê na Av. Rebouças, quando um aumento inesperado no valor do aluguel fez cair a famosa ficha: “E se a gente comprar um imóvel?”

De tanto que gostavam do local onde viviam, inicialmente buscaram um apartamento no próprio prédio, porém com uma planta maior. Encontraram o apê perfeito, mas, por poucos minutos, perderam a negociação para outro comprador… nestes momentos de frustração, vem o universo e conspira em nosso favor! No mesmo dia, Joel chateado sentou e abriu o celular. Na telinha já apareceu o anúncio de um apê à venda na Refúgios Urbanos: Moderno e Lindo no Miolinho Mais Querido de Pinheiros.

O miolinho? Era exatamente onde eles queriam. O apê? Parecia bom demais pra ser verdade. O preço? Dentro do que procuravam. O contato da corretora Alessandra estava lá, mas “ela devia estar muito ocupada para responder, era uma sexta-feira…” E ela? Respondeu! Conversaram, ela mostrou um vídeo do apê e marcaram uma visita para o dia seguinte.

A visita

Quando chegaram para a visita, perceberam que a localização era mesmo perfeita! Antes do apartamento na Av. Rebouças, Joel já havia morado na Mourato Coelho e Fabien na Fradique Coutinho. A vida no bairro era o que queriam manter, com seus lugares favoritos à poucos passos! O que mais curtem por ali? A lista segue crescendo, e ainda trocam figurinhas com a corretora Alessandra, de quem viraram amigos e praticamente vizinhos: Pita, Futuro Refeitório, Loja Paiol, Rendez-Vous, Quitanda, CineSala, Frida & Mina, Linus, Kotori, Pina Cerâmica….

A visita ao vivo foi mais para confirmar o que já sabiam: era o apê que queriam! No primeiro andar de um predinho com 7 andares, passou por uma reforma completa pela antiga proprietária, uma das arquitetas do escritório MP2 Arquitetura & Engenharia. No mesmo dia enviaram uma proposta e no dia seguinte a negociação estava fechada. Hora de comemorar!

Nosso Refúgio

Joel e Fabien mantiveram os acabamentos, marcenaria e luminárias existentes. Afinal este era um dos pontos fortes do apê: a reforma existente.

Deram um trato no piso de madeira e, com a ajuda da família do Joel, deram seus toques especiais: o pai pintou e aplicou textura em algumas paredes, a tia fez as cortinas e o cunhado que é marceneiro fez algumas peças especiais como as banquetas da cozinha, a fruteira e o espelho do banheiro (inspirado em peças de Lego!). Trouxeram então alguns móveis menores que já tinham, como a poltrona modelo Charles Eames e as estantes IKEA que acompanham Fabien desde quando se mudou da França para o Brasil, aonde chegaram de container.

Aliás, quando decidiu fixar residência em terras tupiniquins, Fabien procurou um lugar pra morar inicialmente no bairro de Moema. Como não encontrava, uma colega de trabalho deu a dica: você tem que procurar em Pinheiros, lá é sua cara! Alguma dúvida que estava certa? O Sofá Chesterfield em couro marrom, o tapete em couro bovino e os outros em couro ovino (sim, de ovelha!) foram novas aquisições para o apê.

Explico a fixação por couro: Fabien é designer de interiores automobilísticos e por isso desenvolve trabalhos com os melhores tipos de couros. Daí sua paixão por este material.

A mesa de jantar e as cadeiras, também foram compradas para compor com o banco em marcenaria existente, que ocupa toda a lateral da sala. Este detalhe acabou sendo super funcional para o casal que adora receber amigos e família em casa!

Decor Fun

Impossível não se encantar pela quantidade de objetos de decoração e arte, especialmente com uma pegada divertida! Quando vêem algo que gostam em uma revista ou site, logo pesquisam até encontrar e trazer mais uma novidade para os ambientes. Como costumam viajar para visitar a família de Fabien na França, já aproveitam para aumentar a impressionante coleção de Legos, entre outras comprinhas para a casa, entre uma visita e outra na IKEA é claro…

Das vantagens de um apê reformado

A cozinha mega espaçosa permaneceu praticamente igual, ganhando apenas o toque especial de eletrodomésticos e objetos de design, é claro! Peças da SMEG, Le Creuset e as banquetas compradas na @galerianacional, assinadas por Ricardo Bueno e feitas à mão por @jonasungaro – que depois veio a se tornar cunhado do Joel! “Coincidências da vida”.

O corredor que dá acesso à área íntima já contava com nichos e prateleiras perfeitos para encaixarem suas coleções de pequenos objetos de arte.

No banheiro social, destaque para o espelho desenhado especialmente pelo @jonasungaro.

O primeiro quarto, adivinhe só, já estava montado como escritório! Perfeito para que os dois pudessem entrar na nova fase, de trabalho remoto a maior parte do tempo, com todo conforto. Foi só trazer mais cadeiras de couro especial, protótipos de bancos de automóveis de Fabien, uma imensa coleção de carros de Lego e bingo! Estava pronto o Home Office.

Na suíte do casal a mesma fórmula: entraram com a cama king, luminárias e parte das coleções e estava feita a mudança!

Final Feliz

Mudança feita, Joel e Fabien se sentem supersatisfeitos e felizes com seu Refúgio Urbano! Eles mostram que mesmo sem reformar podemos deixar os espaços com a nossa cara, apenas com nossos móveis, objetos e o “toque especial” de cada, que dá a personalidade para os ambientes,

E você, como imprime sua personalidade nos ambientes onde vive? 

Tags: arquitetura, decoração, design, refúgios urbanos

Artigos relacionados

Meu Refúgio Urbano #10

Em Uma Janela do Ed. Cícero Prado!

Meu Refúgio Urbano #9

O sonho se chama “QUINTAL”!

Meu Refúgio Urbano #8

Era Uma Vez Um Apartamento

× Como posso te ajudar?