Nós, da Refúgios Urbanos, vendemos imóveis incríveis para clientes incríveis! E é por isso que resolvemos mostrar um pouco do que acontece com os imóveis quando eles viram, de fato, a casa destes clientes.
O primeiro refúgio que vamos conhecer é da Ana (@anaseveriano) e do Gustavo, um apê de 73m² na Vila Mariana. O anúncio do imóvel em nosso site destacava a vista livre e a varandinha gostosa, integrada à sala.
O casal já estava buscando um cantinho para chamar de seu há um tempo. Eles vinham de uma proposta de compra frustrada, quando se apaixonaram por um apartamento e o proprietário acabou desistindo de vender :(
Em um segundo momento de busca, em plena pandemia e com visitas restritas, escolheram seu refúgio não por paixão, mas por motivos bem práticos desta vez: A localização perto do trabalho, a rua tranquila, a vaga de garagem… Esses detalhes que muitas vezes relevamos, mas que fazem a diferença no dia a dia!
Proposta aceita e as economias quase todas raspadas do cofrinho!
Mesmo assim, algumas mudanças já estavam nos planos – como trocar o porcelanato por um piso de madeira – e foi a hora de contratar o escritório Vibra Arquitetura para auxiliá-los.
A intenção, claro, era mexer em pouca coisa. Mas, no final não foi bem isso que aconteceu, risos…
As principais alterações, além da troca do piso, foram a abertura do terceiro quarto para a sala – abrindo espaço para a sala de jantar – e uma reforma total de revestimentos e marcenaria na cozinha.
Foram 2 meses de obra, de agosto a outubro/2021, quando se mudaram.
DECORAÇÃO, DE CORAÇÃO! ♥
Reforma feita, chegou a hora de decorar os espaços.
Afinal os móveis, luminárias, vasos e objetos, são os itens que dão vida, charme e personalidade aos ambientes!
A parede da sala de estar ganhou prateleiras e nichos para acomodar múltiplas funções: exibir objetos de arte brasileira, acomodar o toca discos e os LP’s e até os sapatos de quem chega em casa.
Gavetas para discos: Caixotes da Tadah! Design com rodinhas colocadas pelos moradores.
Logo ao lado temos a varanda, que recebeu uma atenção mais que especial, se tornando um dos cantinhos mais charmosos do apê e favorito dos moradores.
Um cordão de lampadazinhas no teto que deixa aquele clima de área externa, assim como um banco de jardim – o banco do pôr-do-sol – inspirado na casa de campo da família do Gustavo. O aparador em madeira recebeu a coleção de plantinhas, uma produção que a moradora já havia utilizado em outro apê.
Junto à porta de entrada, as paredes em tom verde água demarcam o cantinho da leitura. Uma poltrona linda bem confortável e a estante recheada de livros, para se perder por horas ali.
A escolha dos móveis da sala de jantar foi bem criteriosa. Motivo? Além de confortável para as refeições, a mesa precisava também servir bem ao hobby do casal: receber amigos para se divertir com sua coleção de jogos de tabuleiro!
Uma composição de acabamentos escolhidos a dedo deram o tom na cozinha, que ganhou uma grande bancada com armários e teve a lavanderia aberta para ganhar espaço e luminosidade.
Tijolinhos cerâmicos na cor cinza, marcenaria azul, piso em porcelanato com estampa tipo ladrilho hidráulico e portas em vidro canelado – muito charme e aconchego.
Já no quarto do casal, as mudanças foram sutis, mostrando que muitas vezes poucos elementos são suficientes para deixar o ambiente com a nossa cara. A cabeceira que era lisa virou ripadinha, a parede em tom rosé ganhou quadrinhos com imagens de um antigo calendário da Ana.
As portas dos armários foram trocadas por venezianas e receberam puxadores novos trazidos de uma viagem.
O escritório é recheado de peças com valor sentimental e foi o ambiente que mais surpreendeu por conseguir abrigar tanta coisa.
Além da coleção de jogos de tabuleiro, livros e revistas Piauí, lá tem espaço para a máquina de escrever (uma Olivetti Lettera 82, sonho antigo de consumo da Ana), o quadro do Star Trek que fazia parte do quarto do Gustavo na infância e muitos presentes que essa dupla de professores ganha dos alunos!
DESCOBRINDO O ENTORNO
Uma das coisas mais gostosas de se fazer quando mudamos de casa é, aos poucos, descobrir o entorno, aqueles comércios e serviços que vão se tornar seus parceiros de sempre.
Para Ana e Gustavo, foi uma grata surpresa encontrar tudo aquilo que precisavam, bem pertinho.
Uma farmácia na esquina, padaria a uma quadra de distância, um hortifruti que dá para ir a pé.
Descobriram que na própria rua, mais adiante, acontece uma feira livre, que passaram a frequentar todos os domingos para comprar peixe e camarão. No bairro vizinho, Chácara Klabin, Ana encontrou um estúdio de Pilates para fazer aulas e aproveita para fazer uma caminhada até lá.
Por lá, também virou cliente de uma Pâtisserie, a Atelier Voltaire, quando quer comprar itens especiais (o palmier é seu favorito). E para o dia a dia, através de pesquisas do entorno pelo Google Maps, conheceram o Bake’O’Clock, a marca da padeira Bruna, que faz pães de fermentação natural e entrega em casa!
TO BE CONTINUED…
É só tudo isso que acontece depois que um imóvel é vendido!
E o grande barato é que esse processo nunca termina – uma casa e seu entorno dentro da cidade são ambientes vivos, que estão sempre sendo transformados pelas pessoas que neles habitam.
Ana e Gustavo foram atendidos na Refúgios Urbanos pela Claudia, Ana Karina e Thiago!