Descrição
Apartamento de 86m2, com dois quartos e ares de casa no queridinho Tabafer, edifício icônico do grande arquiteto moderno Vilanova Artigas, em Pinheiros!
Edifício assinado pelo grande nome de nossa arquitetura moderna paulistana: João Vilanova Artigas, autor de grande jóias modernistas como o Edifício Louveira e o prédio da FAU-USP.
Um dos maiores ícones arquitetônicos do bairro
Com uma fachada cega – assemelhando-se a outros projetos residenciais de sua autoria – encravada no meio de Pinheiros, na Rua João Moura, o Edifício Tabafer, projetado em 1958, até poderia passar despercebido aos olhos dos transeuntes, não fosse por sua charmosa marquise em concreto aparente projetando-se para a calçada: um verdadeiro convite para desbravar sua autêntica arquitetura.
Ainda no andar térreo, deslocando-se para o interior do edifício, encontramos um exuberante jardim nos fundos do terreno.
Além disso, como característica comum às obras de Artigas, o prédio possui um detalhe bastante moderno pra época: uma lavanderia coletiva na cobertura que pode ser utilizada por todos os moradores.
O prédio possui uma planta peculiar (e muito inteligente), com três apartamentos por andar que compartilham da mesma fachada envidraçada para o noroeste (quartos e salas)…No entanto, há duas plantas distintas em termos de tamanho e configuração…Das trinta residências ali implantadas, apenas dez desfrutam de 91m2, e uma configuração de planta fantástica, contando com banheiro e quarto de serviços que podem assumir novos usos mais atuais como escritório e lavabo respectivamente.
Um apê com ares de casa muito astral
Uma palavra resume esse apê: aconchego.
Este compacto refúgio urbano possui uma particularidade: implantado no primeiro andar, possui as suas belas janelas ideais voltadas para o jardim lateral do prédio. Puro astral:)
A sensação é de que estamos em uma casa mesmo!
A planta, bastante funcional e flexível, possui 86m2 distribuídos e encontra-se atualmente modificada em relação à original.
Na atual configuração, o segundo quarto foi parcialmente aberto à sala, tornando-a ainda mais ampla. No entanto, é facilmente reversível caso seja necessário abrigar a função de dormitório novamente. Completam os ambientes privativos: um espaçoso quarto, voltado também para o jardim e um terceiro ambiente, perfeito para o escritório, do outro lado da circulação, aonde originalmente funcionava o quarto de serviço.
A cozinha também foi um pouco modificada, semi-integradando-se à sala através de um balcão. Ao lado dela, a lavanderia. Por fim, um amplo banheiro atende à todo o apê.
O apê foi todo reformado há 20 anos: elétrica, hidráulica e áreas molhadas. Ainda sobre este tema: as instalações elétricas em todo o condomínio foram recém atualizadas.
O apartamento conta com vaga demarcada e escriturada na garagem, construída para apenas 10 carros.
E a localização?
Não podia ser melhor…Na João Moura, a 500m equidistantes da estação Clínicas e a 600m da estação Oscar Freire. Pertinho de uma vida a pé bem convidativa, e ao lado da Praça Benedito Calixto!
*peças gráficas retiradas do livro: ARTIGAS, Rosa. Vilanova Artigas. São Paulo: terceiro Nome, 2015